• Carregando...

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse nesta quarta-feira, em depoimento à CPI do Apagão na Câmara, que a Aeronáutica recorreu à decisão da Justiça Federal que permitiu a apreensão de documentos nos centros de controle aéreo de Brasília e São Paulo porque parte do material não poderia ter sido apreendido.

- Sendo o pedido feito, nos deparamos com alguns assuntos que não seria interessante entregar dessa forma. Eram informações não tratadas que mereciam uma análise do nosso sistema. Por isso recorremos à AGU (Advocacia-Geral da União) para suspender a liminar - disse o brigadeiro.

Nesta quarta, o ministro da Justiça, Tarso Genro, criticou a operação. Ele classificou de ilegal e equivocada a decisão da juíza Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, que autorizou as apreensões.

O brigadeiro ressaltou aos deputados que a Força Aérea Brasileira (FAB) nunca criou dificuldades para auxiliar em investigações:

- Eu quero deixar claro que a Aeronáutica nunca obstacularizou nenhuma informação. Por isso foi uma surpresa os policiais terem chegado com mandato de busca e apreensão do material - afirmou, contando que após a Justiça ter dado razão à Aeronáutica, após as apreensões, todo o material foi restituído.

Antes do depoimento do militar, o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), deu sua opinião sobre o incidente:

- Em minha opinião, houve uma atitude exagerada quando se entrou no Cindacta.Brigadeiro nega relação entre acidentes e crise aérea

Na CPI, o brigadeiro rejeitou a hipótese de que a crise no setor ou no controle de tráfego tenham influenciado nos acidentes com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, e do Airbus da TAM, no mês passado. Juntos, os dois acidentes deixaram mais de 350 mortos.

- Um acidente não tem nada a ver com o outro - afirmou Saito.

O brigadeiro reafirmou que o prazo previsto para conclusão dos trabalhos de investigação do acidente com o avião da TAM deve ser de quase dez meses. Ele disse que só poderá falar sobre o caso após o relatório final, com todos os fatores que contribuíram para a tragédia.Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]