• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) diplomou ontem os candidatos eleitos no estado no pleito de outubro. No evento, o governador reeleito Beto Richa (PSDB) voltou a defender o tarifaço sancionado por ele na última segunda-feira. O tucano também prometeu anunciar no máximo até sábado o restante do secretariado para o segundo mandato.

Pouco antes do início da cerimônia, Richa admitiu que o aumento de impostos que passará a valer a partir de 1.º de abril do ano que vem é uma medida impopular. Mas defendeu que a decisão é fundamental para a economia do Paraná. "Um governante responsável tem que apresentar também medidas impopulares. A gente não vive só de medidas simpáticas, de anúncios que agradam a população", afirmou. "Essas medidas são importantes para o estado. E não tem nada fora da média, não tem nada exorbitante no que foi apresentado."

Pelo texto publicado nesta semana no Diário Oficial, a alíquota do ICMS sobre uma extensa lista de produtos, que pode atingir até 95 mil itens de consumo popular, passará de 12% para 18%. Também haverá aumento de 40% na alíquota do IPVA e de um ponto porcentual na do ICMS da gasolina. Sobre os problemas financeiros do estado, admitidos recentemente pelo futuro secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, o governador garantiu que a situação será resolvida no próximo mandato. "Todas as administrações encontram algumas dificuldades de final de ano, como o pagamento do 13.º salário. Vamos entrar no novo mandato com uma situação muito melhor, com tudo equacionado", disse.

Richa também defendeu o projeto que passa a gestão do sistema penitenciário do estado da Secretaria de Justiça para a pasta da Segurança – o texto foi aprovado sob críticas pela Assembleia na última terça-feira. "A Secretaria de Segurança está estruturada para ter melhor controle do sistema prisional e isso é importante para que não haja novas rebeliões."

Eleitos diplomados

Na cerimônia, realizada em Curitiba, foi diplomada, além de Richa, a vice-governadora eleita, Cida Borghetti (Pros). Eles tomam posse em 1.º de janeiro. Também receberam o diploma o senador reeleito Alvaro Dias (PSDB), os 30 deputados federais pelo Paraná e os 54 deputados estaduais. Todos eles assumem o mandato em 1.º de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]