• Carregando...

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) diz que alguns deputados ficaram preocupados com a repercussão do projeto de emenda constitucional (PEC) que proíbe o nepotismo nos três poderes no Paraná. "Receberam ligações de prefeitos para saber o que aconteceria se a PEC fosse aprovada. Há uma pressão sutil contra o projeto, porque não há nenhum argumento válido para pressionar", afirma Veneri, autor do projeto.

Discurso – Veneri acredita que pesa a favor da PEC o fato de que a votação da emenda será nominal. "Desse modo não tem como fazer um discurso que vai votar a favor do projeto, e na hora da votação dar outro encaminhamento", explica. O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, pretende pôr a PEC em pauta de votação em março.

Literatura 1 – O livro "Histórias Sobre Corrupção e Ganância" promete revelar todas as histórias de bastidor e envolvidos na privatização do Banestado. O lançamento da obra está previsto para o próximo dia 10, na Livraria Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi. As histórias são relatadas pelo jornalista Wilson Gasino.

Literatura 2 – Os dados da privatização e as histórias de corrupção foram recolhidas durante a CPI estadual do Banestado. A comissão foi presidida pelo deputado Neivo Beraldin (PDT) que trabalhou em parceria com Gasino para a produção da obra.

Vitória – A prefeitura de União da Vitória promove um evento hoje para comemorar os dois anos com o menor índice de mortalidade infantil do Paraná. O município registrou em 2005 o número de 7 mortes para cada mil nascidos vivos (a média nacional é de 19). O prefeito Hussein Bakri atribui a conquista à mobilização de várias entidades que serão homenageadas durante a festa.

Presidente – O deputado federal Íris Simões (PTB-PR) assume no dia 15 a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara Federal. A comissão foi a escolhida pelo partido. "É muito abrangente porque trata desde produtos de supermercados até fusões de grandes empresas. A comissão também dá parecer a todos os projetos que tratam das relações de mercado", explica.

Visconde – Os vereadores Roseli Isidoro (PT) e André Passos (PT) estão convocando uma audiência pública para hoje da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal para discutir os problemas relacionados à mudança na Avenida Visconde de Guarapuava. Mas a bancada de apoio ao prefeito diz que Roseli, que é a nova presidente da Comissão de Urbanismo, abusou de sua autoridade, já que teria que convocar uma reunião da comissão para deliberar pela realização da audiência.

Confusão – A convocação sem a anuência dos outros membros deve causar confusão hoje. A liderança do prefeito na Câmara vai tentar impedir a realização da audiência.

Aprova – Para o ex-superintendente da Secretaria Municipal de Governo, Luiz Malucelli Neto, que acompanhou o prefeito Beto Richa (PSDB) nas reuniões para definir o fim do estacionamento na Visconde de Guarapuava, alguns comerciantes podem não concordar, mas os donos de cerca de 300 mil veículos que transitam diariamente no local estão satisfeitas porque o tráfego está fluindo. "Quando o Jaime Lerner criou o Expresso sacrificou alguns, mas levou o progresso para várias regiões da cidade", diz.

Pastores – O governador Roberto Requião recebeu ontem um grupo de 30 pastores evangélicos ligados a Assembléia de Deus, acompanhados pelo deputado estadual Vanderlei Iensen, chefe de gabinete do governador. O encontro foi durante o almoço na Granja Cangüiri.

De novo – O presidente do PMN do Paraná, Pedro Manoel Neto, afirma que seu partido pode optar por lançar candidatura própria ao governo do estado, como fez para as últimas eleições de prefeito em Curitiba. O nome mais cotado é o dele mesmo, que já concorreu à prefeitura, e coincidentemente tem as iniciais iguais à sigla do partido. Pedro tinha a intenção de concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa.

Pinga-fogo

* O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) decidiu entrar com uma ação popular na Justiça Federal para anular a audiência pública e o processo de licitação para a privatização das Rodovias BR-116 e BR-101.

* Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, Scarpellini considerou "cínica a atitude dos diretores da ANTT, após a interrupção da audiência pública da última quinta-feira.

* O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), está pedindo esclarecimentos do governo sobre o envolvimento do conselheiro da Copel, Acir Mezzadri, nas invasões de praças de pedágio e em atos como o que interrompeu a audiência pública sobre o novo pedágio no Paraná, na semana passada.

* O pré-candidato à Presidência da República pelo PMDB Anthony Garotinho deve desembarcar no Paraná no próximo dia 13.

* Ele vai percorrer uma série de municípios do interior em companhia do deputado estadual Artagão Júnior (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]