• Carregando...

A intensa massa de ar polar que chegou ao Sul do país no fim de semana derrubou as temperaturas e fez nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Entre os gaúchos, as precipitações começaram perto do meio-dia e ocorreram nas cidades de Caxias do Sul e São Francisco de Paula. De acordo com relatos de moradores, teria nevado em outras regiões do estado, como Santa Maria, Arvorezinha, Farroupilha e Fontoura Xavier. Mas esses dados são extra-oficiais e não foram confirmados pelas centrais de meteorologia.

Em Santa Catarina, nevou na madrugada desta segunda-feira no Morro das Antenas, em Urupema, município do Planalto Sul do estado, segundo informou o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). E pode voltar a nevar até a madrugada desta terça-feira.

Nessa madrugada, a temperatura mínima em Urubici chegou a 6 graus negativos, com sensação térmica de aproximadamente 17 graus abaixo de zero. O Ciram informou que uma onda de frio intenso como esta no mês de setembro não ocorria desde o ano 2000.

Já no Rio Grande do Sul, parte do estado amanheceu com temperaturas abaixo de zero. Em Bom Jesus, fez 1,5 grau negativo. Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 5 graus no aeroporto Salgado Filho.

A temperatura deve baixar ainda mais ao longo da semana. Esta terça e quarta-feira prometem ser mais geladas, fazendo com que as temperaturas despenquem para 5 graus negativos na terça-feira. Será o início de setembro mais gelado dos últimos anos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta para formação de geada nos três estados do Sul entre segunda e terça-feira. O meteorologista Cleo Khun diz que temperaturas tão baixas são raras nesta época do ano. Neste domingo, a mínima foi de 1 grau em Santana do Livramento. Segundo Cleo, o frio se manterá até quinta-feira. Na sexta, deverá chover na região norte e, no sábado, a instabilidade deve se ampliar sobre o estado.

A temperatura também despencou na região Sudeste. Em São Paulo, uma massa de ar polar chegou trazendo ventos de 13 quilômetros por hora, o que fez a sensação térmica atingir 9 graus na região central da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]