• Carregando...
O senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Paraná, e a ministra Dilma Roussef (PT), pré-candidata à Presidência da República | Pedro Serápio / Agência de Notícias Gazeta do Povo
O senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Paraná, e a ministra Dilma Roussef (PT), pré-candidata à Presidência da República| Foto: Pedro Serápio / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Ministra Chefe da Casa Civil e pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, esteve neste sábado (6) em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para participar de uma reunião promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A ministra discutiu temas como o PAC2 e o repasse de verbas pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ela também se reuniu com mais de 170 prefeitos de cidades paranaenses por cerca de uma hora e mais tarde participa das festividades que marcam os 30 anos do PT do Paraná.

Dilma garantiu que não existem obras previstas no PAC paradas no estado. Ela reconheceu que existem atrasos e problemas nacionais, mas que o cronograma de obras do Paraná está na média. Dilma aproveitou para destacar que o PAC2 deverá ter mais investimentos nas cidades paranaenses. Também estiveram presentes na reunião os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, da Agricultura, Reinhold Stephanes, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o senador e pré-candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, além de deputados federais e estaduais.

Os representantes dos municípios paranaenses cobraram agilidade no repasse de recursos do FPM e reclamam da redução das verbas no ano passado. Dilma garantiu que todos os recursos foram repassados e acredita que em 2010, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a arrecadação poderá crescer. Após o encontro, que terminou por volta das 20h30, prefeitos e deputados organizaram uma fila para tirar fotos ao lado da ministra.

Sobre as obras de reparação nas cidades afetadas pelas chuvas no estado, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou que o governo vai destinar R$ 32 milhões em caráter emergencial para 40 cidades prejudicadas. De acordo com o último boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o Paraná tem 31 cidades afetadas pelas chuvas entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro. Em todo o estado, são 69.101 pessoas afetadas, sendo 975 desabrigadas e 4.145 desalojadas.

Eleições

A ministra disse que é interessante para o PT eleger os candidatos de partidos da base aliada nos estados. Ela disse que gostaria de manter uma aliança com o PMDB, mas ressaltou que deve haver uma unidade nacional e o partido não vai impor com quem serão feitas as alianças.

30 anos do PT do Paraná

A Ministra Dilma Rousseff participou na noite deste sábado da festa de 30 anos do PT do Paraná, que aconteceu na Sede Campestre da Associação do Banestado, em Colombo. Ao lado do recém-eleito presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, Dilma participou das comemorações, deu autógrafos e posou para fotos.

Dutra aproveitou para promover a campanha da ministra dizendo que ela será eleita a primeira mulher presidente do país. Em clima de comício, Dilma também aproveitou para discursar. "Nós vamos para a disputa, pela continuidade do Governo Lula, para que não haja retrocesso e sim continuidade do melhor governo da história do Brasil", disse.

O presidente do PT afirmou que a aliança ideal no Paraná seria a composição com o PDT do senador Osmar Dias. "A gente sabe que na política nem tudo é possível, mas esta seria a aliança ideal", disse Dutra. Ele ainda ressaltou a importância do Paraná na eleição da candidata do PT à Presidência. "O Paraná é o quarto ou quinto maior colégio eleitoral do país e uma das principais forças econômicas", afirmou.

A ministra deixou o evento por volta das 22h30 e houve um princípio de confusão quando ela foi descer do palco. Muitas pessoas ainda queriam abraçar e tirar fotos com Dilma e tiveram que ser contidas pelos seguranças. O ministro Paulo Bernardo quase caiu e chegou a perder os óculos enquanto os seguranças tentavam controlar a multidão. Após a festa, a ministra foi direto para o Aeroporto Internacional Afonso Pena de onde segue para Brasília.

Gleisi Hoffmann também participou da festa e, ao ser chamada no palco, foi anunciada como futura senadora. Caso seja confirmada como candidata ao Senado, Gleisi acaba com as pretensões do PDT de formar uma chapa com ela como vice-governadora de Osmar Dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]