| Foto: Roger Meirelles/Gazeta do Povo

A nova prefeita de Foz do Iguaçu, a empresária Ivone Barofaldi (PSDB), definiu a saúde como prioridade de seu mandato-tampão e já tem uma viagem oficial marcada: virá a Curitiba na segunda-feira (18) para se reunir com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15), dona Ivone, como é popularmente conhecida, contou que tão logo foi comunicada que assumiria a cadeira do prefeito afastado Reni Pereira (PSB), recebeu ‘inúmeras ligações’ de representantes do governo estadual em demonstração de apoio às demandas do município.

CARREGANDO :)

A primeira viagem será para tratar dos gargalos na área da saúde na cidade. “Vamos analisar quais ações são possíveis de serem tomadas de imediato. A situação do caixa da prefeitura é delicada e precisaremos da participação efetiva do estado para termos condições de trabalhar”, afirmou. A nova prefeita justificou a necessidade de envolvimento do estado citando o exemplo do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, que é referência para os municípios atendidos pela 9ª Regional de Saúde.

“Além de atendermos pessoas do Paraguai e da Argentina, o nosso hospital é referência para oito municípios. Quero saber a realidade de nossos serviços para apresentarmos tudo à secretaria de estado e garantir que sejam encontradas alternativas que resultem não apenas com a continuidade dos atendimentos, mas também com melhorias”, pontuou a prefeita interina.

Publicidade

Rossoni vai a Foz

A primeira ligação para a nova prefeita de Foz partiu de Valdir Rossoni, secretário da Casa Civil do governo estadual. Segundo a prefeita interina, o representante do governador Beto Richa (PSDB) virá à Foz do Iguaçu ainda neste fim de semana para acompanhar a troca de administração e assegurar a participação do estado. “O governo do Paraná sabe da minha postura idônea no trato da coisa pública. Tenho absoluta certeza da confiança depositada em mim e vamos trabalhar conjuntamente com o objetivo de assegurar as políticas públicas necessárias para tirar nossa cidade da situação que está”, afirmou dona Ivone.

Veja também
  • Risco de fuga e coação de delatores definiram prisão de prefeito de Foz do Iguaçu
  • Por suspeita de fraudes em licitações, Gaeco prende irmão e filho de prefeito de Itaipulândia
  • Reni Pereira, prefeito de Foz do Iguaçu, é preso pela PF

Um dos gargalos da saúde em Foz do Iguaçu envolve a empresa responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas, que fechou as portas no início desta semana após acumular uma dívida com o município que gira em torno de R$ 2 milhões. No momento, a cidade não dispõe do serviço via Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretários adjuntos serão exonerados

Sobre mudanças na linha de governo, Ivone Barofaldi adiantou que vai exonerar de imediato todos os secretários adjuntos das 24 secretarias e autarquias da administração municipal. A prefeita declarou que pretende tomar decisões com respaldo técnico, e não político.

“Quero deixar claro que tudo mudou. Minha filiação partidária é ‘Partido da Prefeitura de Foz do Iguaçu’. Neste sentido, os atuais secretários permanecerão em suas respectivas pastas desde que tenham respaldo dos servidores técnicos de cada área. Quem discordar disso está convidado a deixar meu governo. Já os secretários adjuntos, estes serão exonerados porque não vejo razão alguma para esta função”, afirmou.

Publicidade

Outras mudanças no cenário administrativo da prefeitura deverão ser tomadas nos próximos dias. “Ainda não tenho condições de afirmar com segurança como ficará o secretariado. Estou me inteirando e dando a oportunidade para que cada um se posicione. Não tenho dúvidas de que existem ótimas pessoas dentro de nossas pastas. Mas a atuação delas agora será de compromisso com a cidade, não com conchavos políticos ou troca de favores”, reforçou.

“Reni é movido por dinheiro”, diz nova prefeita de Foz

A prefeita interina de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, surpreendeu ao opinar sobre as prisões e acusações aos principais nomes de confiança do prefeito afastado Reni Pereira (PSB) após investigações da Operação Pecúlio. “O Reni é um homem movido por dinheiro. Tive a oportunidade de estar com ele ainda dentro da delegacia na manhã de ontem. Pedi a ele um abraço e disse que Deus às vezes nos torce o tornozelo para reaprendermos a andar. Desejo que ele reflita sobre suas ações. Afinal, ele tem uma família linda e não pode permitir que o dinheiro suba tanto a cabeça”, aconselhou a nova prefeita de Foz do Iguaçu.

Ela contou que foi justamente na delegacia da Polícia Federal onde foi comunicada que assumiria a prefeitura. “Foi a primeira vez que coloquei meus pés dentro de uma delegacia. Foi um momento muito triste porque jamais desejei passar por essa situação, e tão pouco que o prefeito eleito fosse preso e enfrentasse o que está enfrentando”, desabafou.