Na tentativa de conseguir uma trégua do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), que até ontem hoje tinha invadido três fazendas e um prédio público no interior, a nova secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda, decidiu convocar as lideranças dos movimentos sociais de luta pela terra para uma reunião em São Paulo.

CARREGANDO :)

No encontro, agendado para a próxima terça-feira, na sede da secretaria, no Pátio do Colégio, a secretária vai apresentar a política estadual de arrecadação de terras para novos assentamentos. O diretor-executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla, apresentará a atual situação fundiária do Estado.

A secretária pretende ouvir as reivindicações e propostas dos sem-terra. Além do MST, a nova titular da Secretaria de Justiça encaminhou convite para o presidente do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), Lino de Macedo. "Recebi (o convite) e vamos decidir se participamos", disse o líder hoje à tarde.

Publicidade

O Mast é um dos movimentos que se uniram à ala do MST liderada por José Rainha Júnior e está na disputa pelos 92,6 mil hectares de terras do 15º Perímetro, no Pontal do Paranapanema, consideradas devolutas por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Rainha também recebeu o convite, encaminhado ainda para a direção estadual do MST. O movimento não informou se mandará representante.

Veja também
  • MST segue jornada e ocupa três fazendas em SP
  • CNBB: 2010 foi pior ano de Lula para reforma agrária