• Carregando...

Dois novos promotores do Ministério Público do Paraná (MP-PR) estão acompanhando as investigações do acidente em que o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho se envolveu no dia 7 de maio, em Curitiba. Na colisão morreram Gilmar Rafael Souza Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20.

Os promotores de justiça Marcelo Bauzer Correia, da Vara de Inquéritos Policiais, e Danuza Nadal, da 2.ª Vara de Delitos de Trânsito, passaram a atuar no caso depois que Carli Filho renunciou ao mandato parlamentar e perdeu o direito a foro privilegiado. Anteriormente, o inquérito era acompanhado pelo promotor Rodrigo Chemim, que atua na Procuradoria Geral de Justiça.

Os novos promotores não quiseram falar sobre o caso. Eles aguardam o fim da investigação que está sendo realizada pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). Na segunda-feira (15), o MP-PR recebeu o resultado de uma perícia paralela nas imagens captadas pelas câmeras de segurança de um posto de gasolina. O perito contratado pela família Yared constatou indícios de adulteração nas imagens .

A assessoria de imprensa do MP-PR informou que a documentação ainda está sendo analisada. O advogado Elias Mattar Assad, que representa a família, também entregou o resultado da perícia na delegacia. Agora, o advogado pretender fazer uma perícia nas imagens dos radares da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, local onde aconteceu o acidente.

Um relatório enviado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) informou que os radares não captaram imagens do carro conduzido pelo ex-deputado na noite do acidente. O documento mostra os veículos que passaram pelo local em qualquer velocidade entre às 23 horas do dia 6 e às 2 horas do dia 7.

O objetivo da perícia é comparar as informações dos radares com as imagens das câmeras do posto de combustível. O advogado deve se reunir com o presidente da Urbs, Marcos Isfer, na quarta-feira (17), para discutir o acesso as informações.

Perícia entregue

Segundo o advogado da família, alguns segundos da gravação original feita pelas câmaras do posto de gasolina próximo ao local do acidente teriam sido removidos. "Enquanto a câmera 6 apresenta 4 frames por segundo, a câmera 8 usa 1 frame repetido 4 vezes. Eles repetem 4 vezes o mesmo frame. Tinha que ter mais um quadro aí que foi suprimido", disse Assad.

O perito contratado fez uma reconstituição do acidente com base nos depoimentos de testemunhas e nas imagens no momento na batida. Na simulação, o Honda Fit onde estavam Gilmar Rafael e Carlos Murilo de Almeida, 20, para antes de pegar a preferencial e somente depois entra na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi em baixa velocidade. O Passat do ex-deputado vem atrás, em alta velocidade e atinge o carro dos rapazes. Na hora da batida, os pneus do Passat saem do chão como numa espécie de decolagem e destroem a parte de cima do Honda Fit. Pelos cálculos do perito, o ex-deputado estava a 191,52 km/h.

"A conclusão é que a velocidade era superior a 190 km/h. É inadmissível para aquele local. E se o deputado não lembra, a ciência tem como auxiliá-lo a lembrar o que aconteceu naquela noite", completou Assad. O vídeo que mostra a reconstituição do acidente feita pelo períto pode ser visto no site do advogado da família.

Na ocasião da colisão, Carli Filho estava com a carteira de habilitação suspensa. O deputado possuía 30 multas, desde 2003, grande parte por excesso de velocidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]