• Carregando...
Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio | André Mourão/Ag. O Dia
Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio| Foto: André Mourão/Ag. O Dia
  • Jorge Viana (PT-AC), senador

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB, foto), parece estar de olho no eleitor do futuro. A prefeitura da cidade adquiriu e está distribuindo nas escolas públicas municipais uma edição especial do tradicional jogo de tabuleiro Banco Imobiliário, carregada de elogios a obras e programas do prefeito. O jogador não compra mais imóveis em bairros tradicionais de São Paulo ou do Rio, como na versão original, mas passa a investir seus recursos em iniciativas como BRTs (via exclusiva para ônibus), Clínica da Família, Museu do Amanhã, Bairro Carioca, entre outras ações da administração Paes. As 21 mil unidades do jogo foram compradas ao custo de R$ 1,05 milhão e começaram a ser distribuídas na segunda-feira. O caso foi revelado pela edição de ontem do jornal O Dia.

Não chegou, mas não agradou

O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) ainda não assumiu oficialmente o cargo de secretário estadual do Meio Ambiente, mas já há pessoas próximas ao governador Beto Richa insatisfeitas com o peemedebista. Tudo por causa das declarações recentes de Cheida, que disse querer fazer algumas mudanças na secretaria. O que mais teria desagradado alguns governistas foi a ideia de cobrar por serviços ambientais. A ideia não soou bem e já há quem queira fritar o futuro secretário antes mesmo de ele chegar ao posto.

Regularize

A partir da próxima segunda-feira , o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições pode procurar os cartórios eleitorais para regularizar sua situação. O prazo vai até 25 de abril. Quem não regularizar a situação terá o título cancelado. O eleitor pode verificar se está em situação regular ou se corre risco de cancelamento do documento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou nos cartórios eleitorais. Não serão expedidas notificações aos eleitores com problemas.

O número

1,512 milhão de eleitores não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tribunal explica que, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Quem não tem o título eleitor regular pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos, entre outros problemas.

Fechado

Em Londrina e Tamarana, o atendimento aos eleitores só será feito a partir do dia 4 de março. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral e ocorre devido ao recadastramento biométrico. A partir desta data, todos os eleitores das duas cidades devem comparecer ao cartório eleitoral para fazer o cadastro biométrico.

Agora vai?

O segundo vice-presidente da Mesa do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que deve ser marcado para o dia 19 de março a votação do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Mas ele adiantou que não há consenso sobre o texto do relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA). Pode haver emendas dos senadores e sugestões dos governadores, que se reúnem no dia 13 para tratar o assunto.

Pinga-fogo

"Não foi o PT que tentou esconder o presidente Fernando Henrique durante o período logo após o governo dele. Sempre cobrei do PSDB: defendam seu líder."

Jorge Viana (PT-AC), senador, afirmando que o PSDB renega o legado de Fernando Henrique Cardoso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]