• Carregando...

Ratinho Jr. (27%) apareceu em primeiro lugar na última pesquisa Ibope/RPC, divulgada sexta-feira. Luciano Ducci e Gustavo Fruet seguem-no com pontuações menores (23% e 21%, respectivamente). Rafael Greca ficou com 6%. Como a margem de erro admitida pelo instituto é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, em tese permanece a situação de empate técnico entre os três primeiros colocados.

De novidade em relação à rodada anterior do mesmo instituto, divulgada há apenas duas semanas, apenas a dança das colocações. Na penúltima, Ratinho figurava em terceiro lugar, com 23%, mas agora assumiu o topo, atingindo 27%. Outra inversão se deu entre Luciano Ducci e Gustavo Fruet: o prefeito caiu do primeiro para o segundo lugar e o candidato do PDT do segundo para o último dentre os três principais. Greca manteve-se com os mesmos 6% de 15 dias atrás.

A sondagem do Ibope certamente não reflete ainda eventual efeito dos programas eleitorais gratuitos da televisão. Enquanto os pesquisadores estavam em campo entre os dias 21 e 23, apenas um programa dos prefeituráveis foi levado ao ar, no dia 22. Logo, as variações ocorridas – todas dentro da larga margem de erro de quatro pontos – não significam, necessariamente, uma mudança no quadro que já era conhecido.

Entretanto, não é prudente desconhecer o crescimento da candidatura de Ratinho Jr. – um poderoso sinal de alerta aos dois outros concorrentes, que não faz ainda muito tempo, consideravam-no como uma espécie de "penetra" de pouco fôlego no restrito clube de políticos tradicionais e bem apadrinhados.

Ratinho Jr., no entanto, vem se mantendo como candidato competitivo, enfrentando as maiores forças políticas que atuam no Paraná e que se empenham em eleger Gustavo Fruet ou Luciano Ducci.

Quem assistiu ao filme de Tom Hanks como protagonista de Forrest Gump – o heroi por acaso para quem tudo dava certo – não resiste à tentação de comparar o impagável personagem cinematográfico ao candidato Ratinho Jr. Com a diferença, inegável, de que, com o seu jeito, não conquista plateias de cinema, mas eleitores que se identificam com ele e que se mostram dispostos a levar seu nome à urna. Fruto também, em grande parte, da popularidade do pai de mesmo nome, o apresentador Ratinho, nas camadas mais periféricas da população.

Ducci e Fruet, com pontuações minimamente diferentes entre si e entre os dois Ibopes já realizados, mantêm-se ao mesmo tempo empatados e empacados. Terão de suar a camisa para garantir o único lugar ainda vago no segundo turno. Um dos dois lugares, se a eleição fosse hoje, já estaria ocupado por Ratinho.

As previsões para o segundo turno

É claro que tudo ainda pode mudar. Não se pode garantir que Ratinho Jr. mantenha a mesma surpreendente vitalidade que apresentou até agora, nem que a falta de carisma de Ducci não acabe largamente compensada pela força da máquina e pelo prestígio de Beto Richa. Nem se pode duvidar, também, que a influente classe média curitibana – que sempre deu grandes votações a Gustavo Fruet – reveja a resistência que impôs às alianças partidárias que ele formalizou para viabilizar sua candidatura.

O campo ainda está muito aberto e qualquer resultado nas urnas de 7 de outubro é possível, com exceção de uma improvável decisão definitiva já no primeiro turno. As combinações são múltiplas: as "duplas" que vão disputar o segundo turno tanto podem ser formadas por Ratinho e Ducci, como por Gustavo e Ratinho, ou por Ducci e Gustavo. O Ibope quis saber como se comportará o eleitorado se tiver de decidir frente a uma dessas três combinações.

Nesse caso – sempre lembrando que o quadro atual é ainda muito volátil – o prefeito Luciano Ducci não teria muita sorte no segundo turno. Se ele se confrontar diretamente com Fruet, perderia com cinco pontos de diferença: Fruet faria 37% e Ducci, 32%. Já se a "briga" for entre Ducci e Ratinho, este venceria de 38% a 34%. Isto é, o atual prefeito seria derrotado por qualquer dos dois. Por outro lado, se o confronto for entre Ratinho e Fruet, o primeiro também levaria vantagem de 38% a 34%.

Estas projeções para o segundo turno podem influenciar o comportamento dos candidatos desde já. O que significa o seguinte: tanto Fruet quanto Ducci tenderão a partir de agora a tentar derrotar Ratinho, na esperança de que, frente à pequena margem que separaria Ducci de Fruet no segundo turno, Ratinho fará a grande diferença se levar seu eleitorado a apoiar um dos dois. A questão, portanto, é brigar contra Ratinho agora, mas com jeito educado para não romper as (necessárias) boas relações com ele.

* * * * *

A Pesquisa Ibope, contratada pela RPC, foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto com 602 entrevistas na capital. A margem de erro é de 4 p. p., para mais ou para menos. O registro no TRE-PR leva o número 66/2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]