Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

OAB instaura processo ético contra advogados que compraram gravação da CPI

A OAB de São Paulo está instaurando nesta quinta-feira procedimento disciplinar perante o Tribunal de Ética e Disciplina da entidade contra os advogados Sérgio Wesley da Cunha e Maria Cristina Rachado, que compraram do funcionário da Câmara dos Deputados Arthur Vinícius Silva a gravação de uma sessão da CPI do Tráfico de Armas. Na sessão gravada, delegados paulistas revelavam a decisão de transferir os chefes do crime organizado dos presídios de São Paulo para uma unidade de segurança máxima, entre eles Marcos Camacho, o Marcola.

- Já conversei com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PDT-SP) e nós vamos instaurar o procedimento disciplinar ainda hoje perante o Tribunal de Ética e Disciplina - garantiu o presidente da OAB/SP, Luiz Fernando Borges D'Urso.

De acordo com D'Urso, a punição aos dois advogados vai depender da decisão do Tribunal de Ética e pode variar de um simples voto de censura à exclusão dos quadros da OAB, o que os impediria de continuar exercendo a profissão.

- Depois do processo, garantida a ampla defesa, o contraditório, se comprovado, qualquer advogado em tese, que o Tribunal reconheça que teve um desvio de conduta e infração ética recebe punição pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo - disse o presidente da entidade.

Para o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Antonio Ruiz Filho, que encarou a situação com "muita tristeza", o advogado não tem esse papel de auxiliar em atividades criminosas.

- Vejo com muita tristeza porque o advogado não tem esse papel. O advogado quando se desvia da sua atividade profissional, deixa de ser advogado e passa, em alguns casos que estão vindo à imprensa nesse momento, a ser criminoso - disse Ruiz.

O presidente do IASP tem certeza que os dois advogados que compraram cópias da gravação da CPI serão punidos.

- Certamente haverá (punição). As punições vão desde uma mera advertência à perda do direito do exercício profissional e, nos casos mais graves, é a pena adequada.

Interatividade

Você acha que a sociedade hoje está se tornando refém dos criminosos? Você acredita na política de segurança pública do país? Você acha sua opinião. Participe do Fórum

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.