• Carregando...

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) investiga um trote aplicado em estudantes de veterinária em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para os advogados, calouros da universidade federal foram submetidos a constrangimento ilegal durante uma confraternização dos estudantes. O caso só foi descoberto porque um dos universitários colocou o vídeo na Internet.

As cenas foram gravadas por um estudante do terceiro ano. Um pit bull intimida os calouros, sentados no mato, que só podem levantar depois de ingerir bebida alcoólica. Eles também são obrigados a rolar na lama e quem tenta escapar é agredido.

Em outra parte do vídeo, um universitário chuta os colegas. O estudante Tiago Módulo, que está no segundo ano de Veterinária, defendeu o que chama de "confraternização".

- Não foi nada agressivo. Cortar cabelo, rolar na lama. Quem nunca rolou na lama? É voltar ao tempo de criança! Você está num momento feliz - disse.

O vídeo tem três minutos e mostra o trote feito numa chácara alugada pelos alunos veteranos. Pelo menos 20 dos 40 calouros foram submetidos ao trote - entre eles Naiá Carvalho, que defende os agressores.

- Foi uma brincadeira inocente pra gente, e quem viu disse: 'Nossa, isso é um absurdo! É violento, é criminoso. E não é! - disse a estudante.

A OAB passou 15 dias analisando as imagens. A comissão encarregada de avaliar o caso já chegou a uma conclusão e vai encaminhar o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público, que poderão abrir inquérito civil contra os veteranos.

- O caso é grave, é caso de polícia. Há, pelo menos, a existência de quatro delitos: injúria leal, lesão corporal, ameaça e constrangimento ilegal - enumerou o advogado Leandro de Moura, da OAB de Mato Grosso do Sul.

Na semana que vem, a Universidade vai decidir qual será a punição aplicada aos alunos: simples advertência, 30 dias de suspensão ou até expulsão do curso.

- Eles precisam aprender a respeitar as leis, e isso foi o que eles não fizeram - disse a pró-reitora de Extensão, Rosa Maria de Barros.

A OAB também está analisando mais dois vídeos: trotes aplicados por outros veteranos nos calouros de Odontologia e de Economia da Universidade federal de Mato Grosso do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]