O presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ibaneis Rocha Barros Junior, pediu a impugnação do pedido de inscrição na Ordem feito pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. Por meio do pedido de inscrição, os bacharéis em Direito, incluindo ex-ministros como Barbosa, fazem sua carteirinha na entidade, um documento obrigatório para o exercício da advocacia.

CARREGANDO :)

Os pedidos são analisados pela Comissão de Seleção da seccional onde foram feitos. No caso de Barbosa, sua solicitação foi realizada no dia 19 de setembro. No pedido de impugnação, encaminhado à Comissão de Seleção da OAB-DF na última sexta-feira, Ibaneis lista ao menos sete episódios em que Barbosa teria ofendido a classe dos advogados.

Dentre os episódios elencados, segundo o documento, está o ocorrido em junho deste ano, quando Barbosa expulsou o advogado Luiz Fernando Pacheco do plenário do Supremo. Na ocasião, o advogado defendia o ex-presidente do PT José Genoino e subiu à tribuna para pedir urgência na análise do recurso que pedia a saída de seu cliente da prisão, alegando motivos de saúde.

Publicidade