• Carregando...
Construtora Odebrecht foi o principal alvo da 26ª fase da Lava Jato nesta terça-feira (22) | Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Construtora Odebrecht foi o principal alvo da 26ª fase da Lava Jato nesta terça-feira (22)| Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress

O grupo Odebrecht decidiu nesta terça-feira (22) fazer um acordo de delação premiada de seus principais executivos com a Operação Lava Jato , inclusive o ex-presidente Marcelo Odebrecht.

O movimento da empresa ocorre no mesmo dia em que foi o principal alvo da 26ª fase da Lava Jato, batizada de “Xepa”. A operação diz ter identificado um departamento de pagamento de propina que funcionava dentro da empresa.

NOTA: Leia o comunicado da Odebrecht sobre o acordo de colaboração

A Odebrecht também fará um acordo de leniência, que é uma espécie de delação para empresas.

Marcelo sofria pressões para fazer o acordo, inclusive do próprio pai, Emílio Odebrecht. Emílio temia pelo futuro do grupo se não houvesse acordos de delação e de leniência.

Em nota, a empresa afirma: “As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato”.

Prossegue a nota: “Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor”.

O acordo, porém, ainda precisa ser aceita pela força-tarefa para que tenha valor legal. Por enquanto, o Ministério Público Federal desconhece qualquer acordo.

“Eu talvez brigasse mais com quem dedurou do que com aquele que fez o fato”, disse Marcelo Odebrecht em 2015

Leia a matéria completa

“O MPF não fez acordo com a Odebrecht ou seus executivos e qualquer acordo, neste momento, será restrito às pessoas que vierem antes e cuja colaboração se revelar mais importante ao interesse público”, informou o MPF.

Leia a nota na íntegra:

Compromisso com o Brasil

As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato.

A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União.

Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor.

Gleisi assina uma das 12 ações contra Moro no CNJ por atuação na Lava Jato

Leia a matéria completa

Na mesma direção, seguimos aperfeiçoando nosso sistema de conformidade e nosso modelo de governança; estamos em processo avançado de adesão ao Pacto Global, da ONU, que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores reconhecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; estabelecemos metas de conformidade para que nossos negócios se enquadrarem como Empresa Pró-Ética (da CGU), iniciativa que incentiva as empresas a implantarem medidas de prevenção e combate à corrupção e outros tipos de fraudes. Vamos, também, adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.

Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato – que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país – seguimos acreditando no Brasil.

Ao contribuir com o aprimoramento do contexto institucional, a Odebrecht olha para si e procura evoluir, mirando o futuro. Entendemos nossa responsabilidade social e econômica, e iremos cumprir nossos contratos e manter seus investimentos. Assim, poderemos preservar os empregos diretos e indiretos que geramos e prosseguir no papel de agente econômico relevante, de forma responsável e sustentável.

Em respeito aos nossos mais de 130 mil integrantes, alguns deles tantas vezes injustamente retratados, às suas famílias, aos nossos clientes, às comunidades em que atuamos, aos nossos parceiros e à sociedade em geral, manifestamos nosso compromisso com o país. São 72 anos de história e sabemos que temos que avançar por meio de ações práticas, do diálogo e da transparência.

Nosso compromisso é o de evoluir com o Brasil e para o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]