• Carregando...
Confira quem venceu a eleição e quem irá assumir interinamente |
Confira quem venceu a eleição e quem irá assumir interinamente| Foto:

Imbituva

Filho assume no lugar do pai

De pai para filho. É assim que ficou a situação da prefeitura de Imbituva, nos Campos Gerais. Rubens Pontarolo (PDT), filho do prefeito eleito José Pontarolo (PSDB), que teve a candidatura cassada, foi eleito ontem presidente da Câmara Municipal e vai comandar a cidade que deveria ser dirigida pelo pai. José Pontarolo teve o registro de candidatura negado porque as contas dele foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas quando era prefeito, de 1996 a 2004. O prefeito impugnado espera a decisão do recurso feito ao TSE para tomar posse. Se não tiver sucesso, Imbituva deverá ter uma nova eleição. (EGS)

Em oito municípios do Paraná, o nome do futuro prefeito está indefinido. Além de Londrina, em outras seis cidades do estado foram os presidentes das câmaras municipais, eleitos ontem, que assumiram interinamente a prefeitura. Só em uma cidade do estado, Mamborê, no Centro-Oeste, o segundo colocado, Henrique Sanches Salla (PMDB), tomou posse, apesar de ter obtido cerca de mil votos a menos que Ricardo Radonski (PDT). O registro de candidatura de Radonski foi negado, o que ele questiona na Justiça.

Os vencedores ficaram impossibilitados de assumir porque tiveram o registro de candidatura impugnado. O principal motivo foi a reprovação das contas municipais quando eles estavam à frente da prefeitura.

Em Cândido de Abreu, por exemplo, na região central do estado, o eleito Richard Golba (DEM) não assumiu devido a irregularidades na prestação de contas na gestão 1996-2000. Ainda assim, ele deve continuar com um cargo na prefeitura, já que o presidente da Câmara Municipal, João Peda Soares Júnior (PSDB), assumiu interinamente e anunciou Golba como secretário de agricultura.

Em Ângulo, no Noroeste do estado, o presidente da Câmara Municipal, Moisés Gomes da Silva (PP), assume a prefeitura até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir se Erivaldo Lourenço da Silva, o Valdo (PMDB), que venceu as eleições e está sendo julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por compra de votos, poderá tomar posse.

O TSE também tem de dar uma resposta sobre a situação do vencedor em Palmas (Sul do estado), Hilário Andraschko (PDT). Ele ficou impedido de disputar novas eleições porque em 2004 não comprovou gastos de R$ 50 mil que a prefeitura recebeu do governo do estado para os Jogos da Juventude.

Nas cidades em que, eventualmente, o mais votado não seja confirmado no cargo, haverá nova eleição caso o impugnado tenha conseguido mais de 50% dos votos. A conta não inclui cidades em que o prefeito eleito conseguiu ser diplomado, mas ainda é alvo de ações de adversários que tentam impedir que assuma o cargo. Disputas como essa ocorrem nos municípios de Nossa Senhora das Graças e Primeiro de Maio, no Norte paranaense. Nesse último, o prefeito eleito, Jerubaal Arruda (PDT) diz que seu mandato está garantido, pois não haveria mais tempo para apresentar recurso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]