• Carregando...
Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara dos Deputados | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara dos Deputados| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Judiciário

Para presidente do Supremo, caso deveria ser alvo de apuração

Folhapress

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e outros dois ministros da Corte defenderam ontem a abertura de uma investigação pelo Ministério Público Federal para saber se houve envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o mensalão.

O depoimento de Valério não faz parte do processo que está em julgamento no STF, mas pode provocar a abertura de novas investigações ou contribuir para outros inquéritos que já estão em curso. O STF pode determinar a abertura de novo inquérito, ou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pode encaminhar o caso para a primeira instância.

Questionado se o Ministério Público deve abrir inquérito para investigar o envolvimento de Lula, Barbosa disse ontem: "Eu creio que sim".

"Você tem que jogar com todas as possibilidades, você não pode ter ideia pré-concebida, nem para excomungar a fala, nem para potencializá-la a ponto de proclamar que é a verdade, que é a realidade", disse o ministro Marco Aurélio Mello. O ministro Gilmar Mendes avaliou que não se pode "nem validar nem invalidar" qualquer declaração sem uma apuração.

A oposição ao governo federal pretende convocar o publicitário Marcos Valério para depor no Congresso. Na Câmara, já tramita requerimento de Bruno Araújo, líder do PSDB na Casa. Segundo Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, o partido também pretende apresentar um requerimento à Mesa Executiva da Casa, junto com DEM e PPS, para que o publicitário explique as denúncias feitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os três partidos também devem ingressar hoje com uma nova representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a investigação dos fatos.

Para o senador, as informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo revelam que o mensalão ainda não foi totalmente esclarecido, apesar do julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF) estar praticamente encerrado. "Esses fatos revelam que há um capítulo ainda não escrito sobre o mensalão", afirma. Alvaro é líder do PSDB no Senado.

Já o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, se mostrou pessimista em relação à convocação do publicitário. "Tentaremos convocar, mas o governo blinda as investigações de todos os jeitos possíveis. Quando alguém tenta blindar, quer esconder alguma coisa", disse.

Depoimentos

Alvaro disse, ainda, que vai solicitar à PGR que encaminhe o depoimento de Valério na íntegra para o Congresso, junto com cópias de documentos que o publicitário teria apresentado para comprovar suas declarações. Como as informações foram tornadas públicas, o senador diz que espera ser atendido pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ironizou a sucessão de escândalos que atingem o PT e Lula. "Está difícil até de acompanhar. Estávamos nos articulando em relação à denúncia da semana passada, e agora já surgiu uma nova. A capacidade do PT de produzir agenda negativa é maior do que nossa capacidade de enfrentá-las", disse o senador tucano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]