Tasso Jereissati, antigo líder nacional| Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência

O número

R$ 100 milhões é o valor, previsto no contrato de quatro anos, que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal terão de desembolsar para continuar administrando a folha de pagamento dos mais de seis mil funcionários do Senado, conforme aprovou a Mesa Diretora. De acordo com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), primeiro-secretário da Casa, os recursos serão usados para modernizar as comissões permanentes e para a estrutura de internet do Senado. Há alguns anos, a Câmara dos Deputados já havia negociado o direcionamento do pagamento salarial de seus funcionários para os dois bancos.

CARREGANDO :)

Pinga-fogo

"Eu quero dar os parabéns a todas as mulheres brasileiras por esse dia tão especial e dizer que nós, mulheres, avançamos muito na conquista de direitos e de uma vida melhor no Brasil."

Dilma Rousseff (PT), presidente da República, em seu programa semanal no rádio, antecipando as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado.

Dilma Rousseff, presidente da República (PT)

Para garantir palanque eleitoral ao senador Aécio Neves (MG) durante a campanha presidencial, o PSDB tem se articulado para lançar candidatos "coadjuvantes" para os governos estaduais. Segundo os tucanos, a situação se justifica porque, diferentemente de 2010, quando houve uma polarização entre eles e os petistas, a entrada do governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, na disputa presidencial tem dificultado a formação de alianças regionais para o PSDB. Entre os exemplos, está o Rio Grande do Sul, onde a legenda está isolada. No Distrito Federal, enquanto Campos e Dilma Rousseff devem ter apoios conhecidos, os tucanos têm como apostas três pré-candidatos de pouca expressão. No Espírito Santo, o pré-candidato tucano é um ex-prefeito do interior. No Rio de Janeiro, por sua vez, a tentativa de lançar o treinador da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, ao governo não vingou. No Nordeste, o PSDB também tem reciclado veteranos para investidas ao governo, como o senador paraibano Cássio Cunha Lima e o antigo líder nacional, Tasso Jereissati (foto), no Ceará.

Publicidade

No limite

Levantamento do jornal O Globo mostra que as Assembleias Legislativas têm aumentando os gastos com pessoal ano a ano. Algumas até já extrapolaram o limite máximo de comprometimento da folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 2% do orçamento. Em Alagoas, por exemplo, os gastos passaram de 1,73% em 2011 para 2,16% no ano passado. Para burlar a lei, os deputados aumentaram o porcentual limítrofe para 3%. Mas, para o Ministério Público, a medida é inconstitucional. Também estão no vermelho as Assembleias do Pará e do Rio Grande do Norte, que ultrapassaram o limite legal, além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins, que estão perto do teto.

Não foi esquecida

Longe dos holofotes da mídia e da campanha política, a presidente Dilma Rousseff passou o feriado prolongado na base naval de Aratu, na Bahia, de onde deve retornar para Brasília hoje. Apesar de ter tirado o feriado para descansar, a presidente não escapou das brincadeiras de carnaval (foto) e apareceu cantando o hit "Lepo Lepo" em uma montagem na internet. O vídeo faz parte de uma série de vários outros em que Dilma aparece "cantando" músicas conhecidas do público.

Colaborou: Katna Baran.

Publicidade