Após oscilar um ponto percentual para baixo na pesquisa de intenção de voto divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Datafolha, o pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que essa medida não é o indicador mais importante do levantamento.

CARREGANDO :)

"Essa pesquisa traz dois dados que, para mim, são mais relevantes", disse. "O primeiro deles, que consolida esse sentimento que outras pesquisas já mostraram, de que mais de 70% da população brasileira quer mudanças", acrescentou. O Datafolha apontou que o pessimismo com a economia bateu recorde e que, pela primeira vez, o grupo dos pessimistas superou o dos que acham que tudo fica como está.

"Essa pesquisa mostra que a população percebe que, entre os candidatos colocados, aquele que tem as melhores condições, na visão da população, para fazer essas mudanças, é o candidato do PSDB", afirmou Aécio.

Publicidade

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta indicou queda nas intenções de voto pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, sem a contrapartida de um aumento na intenção de voto pelos principais oponentes, Aécio e Eduardo Campos (PSB).

Metodologia

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo é composto pela população brasileira com 16 anos ou mais.

Neste levantamento realizado de 3 a 5 de junho, foram feitas 4.337 entrevistas em 207 municípios, com uma margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

Essa pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e feita pela Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00144/2014.

Publicidade
Veja também
  • Dilma cai para 34%, mas Aécio e Campos também recuam