• Carregando...

Artigo dá motivo para o PT comparar gestões

O artigo em que o ex-presidente Fer­­nando Henrique Cardoso acusou Lula de praticar "autoritarismo popular", publicado no dia 1.º de novembro em diversos jornais do país (inclusive na Gazeta do Povo), serviu de combustível para o PT adotar o discurso que mais que­­ria: comparar a administração lulista com a tucana para transformar para eleição do ano que vem em uma espécie de plebiscito entre o modo de governar petista e o do PSDB.

Leia a matéria completa

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reagiu às críticas feitas aos tucanos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Lula chegou a comparar os tucanos com Adolf Hitler, ao dizer que sentia "pena" ao ver que o PSDB planejava um programa de treinamento de cabos eleitorais no Nor­­deste do Brasil para as eleições de 2010.

"É um pouco o que o Hitler fa­­zia, para que os alemães pegassem os judeus. Ou seja, vamos treinar gente para não permitir que eles sobrevivam", afirmou Lula, que já estava reagindo ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique.

Os tucanos consideraram que Lula exagerou ao fazer a comparação com Hitler. "Não gostamos de Hitler, nem de Chávez (o presidente da Venezuela, Hugo Chávez). Não discutimos ditadores. Se o presidente tiver curiosidade, po­­demos mandar nossas apostilas para ele. Essas declarações não podem ser sinceras", afirmou.

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), disse que Lula mostra uma "propensão ao autoritarismo" e uma dificuldade de absorver críticas quando ataca o PSDB. "Toda vez que o presidente Fernando Hen­­rique fala, ele (Lula) se desespera. É impressionante o incômodo. (...) A Dilma está no mesmo caminho. Isso (acusar a oposição de patética) é de quem não tem argumento."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]