• Carregando...
Pimentel (e) e Aécio (c) se uniram para eleger Lacerda (d) | Maurício de Souza/Hoje em Dia
Pimentel (e) e Aécio (c) se uniram para eleger Lacerda (d)| Foto: Maurício de Souza/Hoje em Dia

Belo Horizonte - O socialista Marcio Lacerda, candidato apoiado pelo governador tucano Aécio Neves e o prefeito petista Fernando Pimentel, derrotou ontem o Leonardo Quintão (PMDB) por 59,12% a 40,88% dos votos válidos.

Lacerda comemorou a vitória ao lado de seus padrinhos, Aécio e Pimentel. Ambos vibraram muito. Eles estavam pressionados por terem empenhado seus prestígios políticos nessa campanha para eleger Lacerda, mas fracassaram no primeiro turno.

Lacerda disse que a ocorrência do segundo turno terminou sendo "didática’’. "É muito bom para cidade, é muito bom para a democracia. BH sempre gostou de ter um segundo turno. Eu penso que ele foi muito didático para todos nós que estamos na política e para a própria população’’, declarou.

O governador Aécio Neves disse que ele e Pimentel saem fortalecidos: "Todos nós estamos fortalecidos. O prefeito Fernando Pimentel sai muito fortalecido dessa eleição, nós saímos fortalecidos, e quem ganha é Belo Horizonte’’.

Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Belo Horizonte, Fábio Wanderley Reis, a vitória de Lacerda é um sinal de que o PT e o PSDB, adversários ferrenhos no plano nacional, podem se unir não apenas em torno de uma parceria eleitoral vitoriosa, mas também para consolidar reformas e aprovar os projetos necessários ao país num momento em que o setor financeiro vive uma de suas maiores crises.

O cientista diz que neste delicado cenário econômico o governo federal precisará do apoio das forças políticas para aprovar medidas de combate aos efeitos da crise mundial e, portanto, seria bom que situação e oposição pudessem se unir em torno de ações propositivas. "Espero que essa parceria vitoriosa entre PSDB (governador Aécio Neves) e PT (prefeito Fernando Pimentel), dois dos partidos mais consistentes no cenário político nacional, sirva de modelo para uma coalizão num momento de crise financeira global", destacou.

Segundo Fábio Wanderley, além da boa parceria entre PSDB e PT, a vitória de Lacerda sobre o peemedebista Leonardo Quintão, que chegou a estar com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto no início deste segundo turno, também pode ser creditada à capacidade de transmitir aos eleitores, na reta final do pleito, a imagem de um sujeito sério e competente.

Perfil

O empresário Márcio Lacerda, de 62 anos, entrou tarde na vida política. Durante 26 anos trabalhou em suas empresas, do setor de equipamentos e redes de telefonia. Em 2001, passou a colaborar com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e em 2003 assumiu seu primeiro cargo público, como secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, na gestão do ministro Ciro Gomes. A parceria com o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) foi inaugurada em abril de 2007, quando foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]