• Carregando...

A Rede Sustentabilidade, partido que está sendo criado pela ex-ministra Marina Silva, já conta com 100 mil assinaturas certificadas em cartório, pedindo que a legenda seja constituída. Segundo divulgou a Rede nesta segunda-feira, no total foram coletadas 800 mil assinaturas, pelo menos 300 mil a mais do mínimo que a legislação determina para a criação de um partido, mas essas assinaturas ainda não foram conferidas pelos cartórios eleitorais.

O dado considera assinaturas coletadas em todo o país, confirmadas pelos cartórios até o final de semana. Outras listas com apoio para a criação da legenda já foram enviadas aos cartórios regionais eleitorais, que têm 15 dias para retornar com dados sobre quais assinaturas foram confirmadas.

Segundo a Rede, a estimativa é de que entre 25% a 30% das assinaturas enviadas não sejam confirmadas pelos cartórios, e por isso a coleta de apoio foi além das 500 mil que a lei determina como mínimo para poder criar um novo partido. A assessoria de imprensa da Rede não soube informar quantas assinaturas haviam sido enviadas para que retornassem essas 100 mil. Além disso, de acordo com a Rede, o recolhimento de assinaturas irá continuar até que as 500 mil retornem com confirmação positiva dos cartórios eleitorais.

O processo de envio das listas de pessoas que apoiam a criação da nova legenda inclui a separação e envio das assinaturas por cartório eleitoral em cada município . Somente após o retorno das listas, com certificação pelos cartórios, é que a Rede irá encaminhar as assinaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria da Rede afirmou que deve ter nova contagem de assinaturas validadas até a primeira quinzena de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]