Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coligação

PDT formaliza aliança com Gleisi

O apoio era dado como certo desde 2012, quando os petistas participaram da campanha que elegeu o atual prefeito de Curitiba

Aroldo Ferreira, presidente do PDT no Paraná: na dependência de “outros acordos” | Fotos: Ivonaldo Alexandre/Gazeta d o Povo
Aroldo Ferreira, presidente do PDT no Paraná: na dependência de “outros acordos” (Foto: Fotos: Ivonaldo Alexandre/Gazeta d o Povo)
Rosane: vice ou candidata |

1 de 1

Rosane: vice ou candidata

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou ontem convenção estadual e confirmou o apoio da sigla à candidatura da senadora Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do Paraná. A coligação com o PDT vai acrescentar 36 segundos no horário eleitoral no rádio e na televisão para Gleisi.

O apoio dos pedetistas à campanha da senadora do PT era dado como certo desde 2012, quando os petistas participaram da aliança que elegeu o atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet – o principal nome do PDT no estado. A aliança entre as duas siglas inclusive já estava costurada desde fevereiro.

A grande dúvida ficou por conta de quem seria o candidato do PDT ao Senado. Durante um bom tempo, especulou-se que seria o ex-senador Osmar Dias. Mas Osmar preferiu não entrar na disputa, na qual teria de enfrentar seu irmão, Alvaro Dias, que concorrerá pelo PSDB. O anúncio de Osmar foi feito em abril.

Ontem, o PDT decidiu que a convenção delegaria a decisão sobre a candidatura ao Senado para a Executiva do partido, que precisa definir o nome até o dia 30. Chegaram a pleitear a vaga o deputado estadual André Bueno, o vereador por Curitiba Jorge Bernardi e o ex-deputado Leo de Almeida Neves.

O PDT também tende a se coligar com o PT nas eleições de deputado estadual. "Mas isso ainda está incerto. Também podemos sair sozinhos. Dependemos de outros acordos", diz o presidente do PDT no Paraná, Haroldo Ferreira. A definição sobre uma possível aliança ficou para o fim do mês. Na legislatura atual, o partido tem três cadeiras na Assembleia Legislativa. Para deputado federal, o partido deve sair sozinho.

Convenção

A convenção do PDT, realizada em Curitiba, teve a presença de filiados, mas a decisão final sobre as demais alianças ficou a cargo da cúpula estadual da sigla. Os 30 membros da executiva estadual criaram uma comissão, com 12 delegados, que será responsável por tomar as decisões em nome da legenda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.