• Carregando...
A Petrobras  é investigada por dois órgãos nos Estados Unidos | Ricardo Moraes/ Reuters
A Petrobras é investigada por dois órgãos nos Estados Unidos| Foto: Ricardo Moraes/ Reuters

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal para apurar se houve pagamento de propina a funcionários da Petrobras. A informação foi dada ontem pelo jornal britânico Financial Times. Segundo o jornal, já há uma investigação sobre a Petrobras correndo no país, conduzida pela Securities and Exchange Commission (agência federal que regula o mercado de capitais americano), já que a estatal brasileira tem títulos negociados na Bolsa de Nova York.

De acordo com o Financial Times, o objetivo das autoridades é saber se houve violação da Foreign Corrupt Practices Act, lei que tornou ilegais pagamentos efetuados a funcionários de governos ou partidos políticos de outros países em troca de vantagens comerciais ou econômicas. A lei torna ilegal subornar oficiais estrangeiros para ganhar ou reter negócios.

A lei americana anticorrupção não se aplica a oficiais do governo que recebem supostos subornos, mas, nos últimos anos, o Departamento de Justiça dos EUA tem procurado punir funcionários de forma mais agressiva, usando outras legislações, como a sobre lavagem de dinheiro. O jornal não dá detalhes sobre as investigações e diz que os órgãos americanos preferiram não comentar o caso. Em 2006 a Petrobras fechou a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, negócio que pode ter gerado um rombo de R$ 1 bilhão à companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]