• Carregando...

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a operação "Bruxelas" que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de falsificar e negociar diversos títulos de crédito internacionais e documentos de autenticação, dentre eles o documento denominado "Swift". A sigla SWIFT significa "Society for Wordwide Interbank Financial Telecommunication". A SWIFT está sediada na Bélgica no National Bank of Belgium, o banco central da Bélgica com sede em Bruxelas.

Os policiais estão cumprindo mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Pará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Dentre os presos estão empresários, um funcionário público federal e um advogado que intermediou operações na Dinamarca e nos Estados Unidos. A operação conta com o apoio de 124 policiais Federais.

As investigações começaram em junho de 2006, quando foi descoberta uma organização criminosa que vinha falsificando e negociando no Brasil e em pelo menos 20 países títulos de créditos falsos em nome de instituições financeiras brasileiras, com valores que variam de US$ 50 milhões a US$ 1 bilhão. A quadrilha negociou garantias bancárias, notas promissórias, contratos de joint venture e letras de crédito em mais de 20 países, como Estados Unidos, África do Sul, Equador, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra Eslovênia,Rússia, Peru, México, Holanda, Romênia, Espanha, Ucrânia, Coréia do Sul, Hong Kong, China, Canadá, Emirados Árabes, Áustria, Suíça e Argentina.

Os investigados estariam incursos nos crimes de falsificação de títulos de crédito, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]