• Carregando...

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou nesta sexta-feira (1º) que deve encaminhar para a Procuradoria da República em São Paulo, nesta sexta ou na segunda-feira (4), a denúncia do publicitário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento do esquema do mensalão. Gurgel falou durante a saída da cerimônia de abertura do ano judiciário, realizada nesta sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcos Valério fez as acusações durante um depoimento no Ministério Público prestado em setembro, época em que o Supremo julgava o processo criminal contra os acusados de envolvimento com o esquema. O julgamento terminou em dezembro, com a condenação de 25 réus. Como Lula não é mais presidente, ele não tem mais direito ao foro privilegiado, ou seja, o caso será remetido à procuradoria que atua na Justiça da primeira instância, em São Paulo.

Assim que o caso for enviado, os procuradores da República que atuam na instância farão uma avaliação preliminar sobre a necessidade de novas investigações.

Se entenderem que o caso deve ser apurado, decidirão abrir uma investigação sobre a atuação do ex-presidente no caso do mensalão, que ocorreu nos dois primeiros anos de seu mandato (2003-2010).Se, por outro lado, avaliarem que as informações prestadas por Valério são fracas, poderão arquivar o caso diretamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]