O vice-presidente eleito, Michel Temer, em evento no TCU nesta quarta| Foto: Agência Brasil

O presidente do PMDB e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (8) que todos os candidatos a ministro indicados pelo partido já foram convidados pela presidente eleita, Dilma Rousseff. "Os candidatos apresentados pelo PMDB já foram todos convidados", afirmou.

CARREGANDO :)

Questionado se o partido está satisfeito com sua cota de cinco ministérios no governo Dilma, Temer respondeu afirmativamente. "Está satisfeito. O PMDB ficou do mesmo tamanho. A participação no governo Dilma que nós teremos é a mesma participação do governo Lula, de modo que houve distribuição muito equitativa e que será útil para o PMDB e para todos os partidos."

Temer se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), no início da noite desta quarta-feira.

Publicidade

Nesta quarta, após reunião com a presidente eleita, Dilma Rousseff, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN)disse ter sido oficialmente convidado por ela para assumir o Ministério da Previdência no futuro governo.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, também teria acertado sua ida para o ministério de Dilma, para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O senador Edison lobão é outro nome dado como certo no futuro governo, no Ministério de Minas e Energia, posto que já ocupou no governo Lula. Ele e o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, foram "anunciados" pelo Twitter pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa.

Presidência do PMDB

Temer confirmou que deixará a presidência do PMDB a partir de 1º de janeiro de 2011, quando assumirá a vice-Presidência. Em seu lugar assumirá Valdir Raupp (PMDB-RO). "Eu vou me licenciar assim que assuma como vice-presidente e o primeiro vice do partido é o senador Valdir Raupp, que vai assumir".

Publicidade

Para que Raupp assuma, Temer vai se licenciar – e não renunciar – ao comando do partido. Na segunda hipótese seria necessário nova eleição para a função.

Veja também
  • Jobim diz ter aceitado convite de Dilma para Defesa
  • "Presidente deve ficar feliz", diz Garibaldi sobre indicação a ministério
  • Temer: "Está de bom tamanho" quota do PMDB no governo Dilma
  • Conheça os prováveis nomes do PMDB no ministério de Dilma