• Carregando...

A polícia localizou mais uma rádio-pirata acusada de interferir nas operações dos aeroportos. A antena estava instalada no Jardim Ângela, na zona sul da capital, e a rádio era operada em uma casa na região de Guarapiranga. Cinco pessoas foram detidas, mas apenas uma delas será processada. O responsável, porém, pagou fiança de R$ 300 e deverá responder em liberdade.

A rádio-pirata tinha antena com potência de 200 watts, bem acima dos 25 watts permitidos para as rádios comunitárias. A Infraero afirmou que não houve suspensão nas operações de Congonhas nesta sexta-feira por conta de interferências deste tipo, mas a torre de controle do aeroporto detectou interferência de sinais piratas no aeroporto de São José do Rio Preto, no noroeste paulista, e em aerportos de Minas Gerais, Brasília e do Nordeste entre 10h50m e 11h desta sexta-feira.

Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueou o sinal de transmissão de uma rádio evangélica ilegal que funcionava no bairro do Grajaú, também na zona sul. A rádio pirata NT Gospel interferia na freqüência da Aeronáutica em Congonhas e usava equipamento transmissor mais potente do que o permitido para rádios comunitárias. O transmissor tinha 300 watts e estava na laje de um edifício.

Um dia antes, os dois principais aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, foram fechados por seis minutos por causa da interferência de rádios piratas nas freqüências de comunicação.

O ministro das Comunicação, Hélio Costa, disse que pretende responsabilizar criminalmente as rádios piratas que atrapalham a comunicação entre as torres de comando dos aeroportos e os aviões.

Neste sábado, a chuva forte que caiu sobre a capital paulista durante a madrugada e início da manhã levou pilotos das companhias aéreas a desviarem sete vôos que deveriam pousar em Congonhas. Cinco vôos da TAM e dois da Gol pousaram nos aeroportos de Cumbica e Viracopos, em Campinas. Desde 7h40m o aeroporto de Congonhas opera com instrumentos.

As decolagens, porém, ocorrem sem muito transtorno. Das 50 partidas programadas até 8h30m, uma foi cancelada e uma, para Porto Alegre, registra atraso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]