• Carregando...

Valério diz que mensalão pagou despesas de Lula, relata jornal

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse, no depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República, que o esquema do mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" de Luiz Inácio Lula da Silva

Leia matéria completa

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP); e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), cobraram nesta terça-feira (11) a abertura imediata de inquérito para investigar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão.

O empresário Marcos Valério afirmou à Procuradoria-Geral da República que pagou despesas pessoais de Lula em 2003, por meio de depósitos na conta de uma empresa do ex-assessor pessoal de Lula, Freud Godoy, segundo revelou elo jornal "O Estado de S. Paulo".

"Diante das declarações dadas ao Ministério Público não resta outro caminho. É abertura imediata de inquérito", afirmou Freire, que no último dia 6 de novembro, junto com o líder do partido e outros parlamentares da oposição, já havia ingressado com representação na Procuradoria Geral da República pedindo a abertura de investigação para apurar a atuação de Lula como verdadeiro chefe da quadrilha do mensalão.

Freire explica ainda que não há necessidade do partido apresentar um adendo a representação, pois o depoimento de Marcos Valério foi dado diretamente ao Ministério Público. "Eles já tem todos os elementos. Então, é hora de dar início à investigação", defende o presidente do PPS.

Valério também relatou que Lula avalizou pessoalmente, em encontro no seu gabinete, no Palácio do Planalto, os empréstimos contraídos junto ao Banco Rural para alimentar o esquema de compra de apoio parlamentar. Ainda segundo Valério, suas despesas com advogado são pagas pelo PT.

Após a nova revelação de Valério, o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), também vai apresentar à bancada tucana uma proposta pela apresentação de requerimento pedindo a convocação do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão, para prestar esclarecimentos. O objetivo é fazer com que Valério apresente mais detalhes do teor de depoimento sigiloso dado por ele ao Ministério Público Federal, em setembro deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]