• Carregando...

A Justiça Eleitoral diplomou nesta segunda-feira (17), em Londrina, o prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD), seu vice, Guto Bellusci (PSD), e também os 19 vereadores que vão assumir a Câmara Municipal em 2013. Conforme já havia divulgado, Kireeff confirmou para esta terça-feira (18) o anúncio do secretariado, que, segundo ele, ainda não está completo.

Antes da diplomação, em entrevista coletiva, Kireeff disse que os dados coletados pela equipe de transição mostram um cenário preocupante. "A situação financeira da Prefeitura de Londrina é delicada", afirmou.

Na cerimônia, o coordenador da eleição municipal em Londrina, o juiz eleitoral Álvaro Rodrigues Júnior, lembrou que entre os prefeitos eleitos entre 1997 e 2009, três são ou foram réus em ações civis públicas, acusados de desvio de dinheiro público - Antonio Belinati (PP), Nedson Micheleti (PT) e Barbosa Neto (PDT). Rodrigues lembrou também que dois deles foram cassados.

"As crises não foram exclusividade do Poder Executivo. Quatro vereadores foram presos e 15 processados em diversas situações, alguns já condenados", declarou Rodrigues Júnior, errando nas contas. Na verdade foram cinco presos: Orlando Bonilha e Henrique Barros na Legislatura passada e Joel Garcia, Rodrigo Gouvêa e Eloir Valença na atual.

Vaias

O vereador Sidney de Souza (PTB), cuja diplomação era tida como incerta, também recebeu seu certificado, sob tímida vaia do público presente. Na última semana, Souza foi condenado pela Justiça, em primeira instância, a quatro anos e seis meses de prisão em regime semiaberto, por concussão. Ele teria recebido propina de um empresário para aprovar um projeto enquanto era vereador, em 2006.

A decisão cabe recurso, mas o juiz da 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadomari, pediu que a diplomação de Souza fosse vetada. Apesar de ter sido diplomado, Souza pode ser impedido de tomar posse em janeiro. Se a medida cautelar da 3ª Vara Criminal for mantida, a Câmara terá que convocar o suplente de Souza, o vereador Tio Douglas (PTB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]