Notou algum erro na folha de pagamento?

A recomendação do sindicato é que os servidores que notarem algum erro de cálculo no pagamento de gratificação ou auxílio-alimentação deve formalizar denúncia para a Ouvidoria do RH da prefeitura.

CARREGANDO :)

Dois erros da Prefeitura de Curitiba na folha de pagamento deste mês teriam feito com que um grande número de servidores recebesse menos do que deveria, afirma o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). Foram prejudicados, ainda de acordo com o sindicato, os trabalhadores que recebem os salários mais baixos, de até R$ 1,6 mil, e os da área da saúde. É possível que outras categorias também tenham sido afetadas, mas o sindicato diz que ainda está contabilizando as denúncias feitas pelos próprios servidores e não tem um balanço oficial.

Os salários foram depositados nesta sexta-feira (20), último dia útil antes do recesso de fim de ano. Segundo o sindicato, o setor de Recursos Humanos da prefeitura teria reconhecido os erros e dito que faria os pagamentos que faltaram em janeiro, de forma retroativa.

Publicidade

Ao Sismuc, a prefeitura teria dito que o motivo seriam erros na publicação do decreto que estipula os valores dos benefícios. Esse decreto seria corrigido e republicado no mês que vem. O Sismuc, porém, pede que o pagamento seja feito com urgência ainda este mês, em folha suplementar.

O Sismuc afirma que nenhum dos servidores que ganha até R$ 1,6 mil recebeu, neste mês, o valor atualizado de vale-alimentação - que foi aumentado em acordo de abril, incorporado ao salário em novembro e seria pago pela primeira vez este mês. E que nenhum dos servidores da Saúde recebeu o total da gratificação por risco de vida, que deveria ser de 30% e foi pago em cerca de 25% sobre o vencimento. "Infelizmente quem mais se prejudicou foram os trabalhadores de baixa renda, que poderiam ter uma ceia de fim de ano mais legal, e acabaram recebendo bem menos", lamenta Irene Rodrigues, secretária de Assuntos Jurídicos do Sismuc.

Procurada pela reportagem na noite desta sexta, a prefeitura informou que vai apurar a situação e deve responder oficialmente neste sábado (21).