• Carregando...
Luciano Coutinho, presidente do BNDES, minimizou a criação de uma CPI para investigar o banco. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luciano Coutinho, presidente do BNDES, minimizou a criação de uma CPI para investigar o banco.| Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou no início da tarde desta segunda-feira (20) que está tranquilo com a criação da CPI que irá investigar a atuação do banco. A comissão foi criada semana passada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ ), após o seu rompimento oficial com o governo. Coutinho disse ainda que o BNDES é, entre os bancos de desenvolvimento, os mais transparente do mundo.

“Vejo com total tranquilidade [a criação da CPI]. Todos os contratos estão na internet. É obrigação nossa de esclarecer”, disse Coutinho, que, perguntado sobre se irá comparecer à comissão, disse que é melhor aguardar sua instalação.

“Você está colocando os carros à frente do boi. Ainda a comissão precisa ser instalada. Vamos aguardar. Digo que o BNDES é o banco mais transparente entre todos os bancos de desenvolvimento do mundo”, afirmou, após solenidade no Ministério da Defesa, onde foi celebrado um acordo de repasse do banco de R$ 80 milhões para projeto de instalação de um radar na Amazônia.

Luciano Coutinho afirmou que todas as decisões do banco são colegiadas e fundamentadas. “São decisões impessoais e isentas.”

Perguntado sobre reportagem do jornal O Globo, que revelou neste domingo (19) uma ação de lobby do ex-presidente Lula a favor do BNDES no exterior, Coutinho respondeu: “ Não há nenhuma relação. Os processos de governança são rigorosos. Não há possibilidade de ingerência política”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]