• Carregando...
 | Roberto Stuckert Filho/Presidência
| Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

21% dos entrevistados lembraram-se das notícias de que o governo brasileiro foi espionado pelo governo dos Estados Unidos, fazendo dele o tema mais lembrado na pesquisa.

A pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem revelou que a presidente Dilma Rousseff começa a recuperar parte da avaliação positiva do seu governo, perdida após o auge das manifestações de rua desencadeadas em junho país afora. Aqueles que consideram boa ou ótima a avaliação do governo subiram de 31% para 37% entre julho e setembro.

O patamar, contudo, ainda está longe daqueles que ela vinha registrando desde o início do governo, geralmente acima de 50 pontos porcentuais. Em março deste ano, por exemplo, Dilma bateu na casa dos 63% de avaliação positiva.

A título de comparação, a atual avaliação boa ou ótima do governo Dilma é maior do que a registrada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2005, poucos meses após a denúncia do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson do mensalão. Naquela época, Lula registrava apenas 29% desse indicador.

No mesmo período de mandato, com 2 anos e 9 meses de gestão federal, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na sua segunda gestão, teve o governo pior avaliado. Em setembro de 2001, apenas 24% consideraram bom ou ótimo o modo de governar de FHC.

O assunto mais lembrado pelos entrevistados foram as notícias de que o governo brasileiro acabou sendo espionado pelo governo dos Estados Unidos, com 21% de referências a esse episódio. Em segundo lugar, veio a referência de notícias ligadas a políticas e programas sociais, com 19%, tendo destaque para o programa Mais Médicos, com 18% de menções pela população. Apesar disso, a pesquisa revelou que, mesmo com o lançamento do programa, essa é a área pior avaliada do governo, com 77% de desaprovação. Aqueles que aprovam a atuação do governo nesse quesito são apenas 21%. A pesquisa mostra que os protestos de junho e julho perderam força na memória dos brasileiros. Do total de entrevistados, apenas 14% mencionaram as manifestações ao serem questionados sobre as mais recentes notícias do país. Em julho, o índice chegou a 63%.

Influência de Lula

A pesquisa apontou que 44% dos entrevistados consideram o governo da presidente Dilma igual ao do seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 42% consideram pior, e 13% consideraram melhor a comparação das duas gestões.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, com 2.002 pessoas entrevistadas em 142 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]