Flavio Barra na chegada ao IML.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um dos presos na 16ª fase da Operação Lava Jato fez exame de corpo de delito em Curitiba nesta quarta-feira (29). Flavio Barra, presidente global da AG Energia, braço da empreiteira Andrade Gutierrez, chegou ao Instituto Médico Legal (IML) na manhã desta quarta.

CARREGANDO :)
Veja também
  • PF deflagra a 16ª fase da Operação Lava Jato
  • Lava Jato atinge 7 das 10 maiores obras do PAC
  • Executivo da Eletronuclear preso tem perfil técnico e fez carreira na Marinha

Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear, fez o exame na terça-feira (28) na própria sede da Polícia Federal em Curitiba. Como ele é da Marinha, o exame foi feito por um médico do Exército que se dirigiu até a PF. Depois disso, Othon foi transferido para uma unidade do Exército em Curitiba, onde está preso.

Publicidade

A expectativa da PF é que os dois sejam ouvidos ainda nesta quarta-feira. A prisão deles tem duração de cinco dias.

Sobre a operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na terça-feira (28) a 16.ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “radioatividade”. Entre os alvos da força-tarefa, foram presos Othon Luiz Pinheiro da Silva e Flavio Barra.

Othon da Silva havia pedido afastamento do cargo em abril, após virem à tona notícias de que teria recebido propina nas obras da usina de Angra 3. A Eletronuclear é uma subsidiária da Eletrobras responsável pelas usinas nucleares do país.

Publicidade

Othon é suspeito de ter recebido R$ 4,5 milhões em propina entre 2009 e 2014 das empresas Andrade Gutierrez e Engevix para favorecê-las nas licitações das obras de construção de Angra 3.

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, os pagamentos foram realizados por meio de empresas intermediárias, a maioria de fachada, para a empresa Aratec Engenharia, que pertence a Othon.

Um dos pagamentos, de R$ 252 mil, ocorreu em dezembro de 2014 – mês seguinte à deflagração da 7.ª fase da Lava Jato que prendeu os primeiros executivos de grandes empreiteiras do país.

Outro lado

A Andrade Gutierrez informou que sempre esteve à disposição da Justiça e disse que seus advogados estão analisando os termos da ação da PF para se pronunciar posteriormente. A defesa de Othon Luiz Pinheiro da Silva declarou estar em fase de análise dos motivos que levaram à prisão. Já o advogado de Flavio Barra não foi localizado na terça (29).