• Carregando...
Protógenes, que comendou a Operação Satiagraha, teria recorrido a métodos ilegais para investigar políticos e jornalistas | Renato Araújo/Jornal de Brasília
Protógenes, que comendou a Operação Satiagraha, teria recorrido a métodos ilegais para investigar políticos e jornalistas| Foto: Renato Araújo/Jornal de Brasília

OAB pede apuração de denúncias

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu ontem a criação de um órgão de controle externo da Polícia Federal.

Leia matéria completa

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), convocou o presidente da CPI dos Grampos, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), e o relator, Nelson Pellegrino (PT-BA), para uma reunião hoje à tarde em que será discutida a prorrogação dos trabalhos da comissão. Itagiba pede a extensão dos trabalhos por mais 60 dias, para os deputados analisarem documentos do inquérito da Polícia Federal que apura possíveis abusos cometidos pelo delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha. A operação levou o ex-banqueiro Daniel Dantas à prisão, em julho do ano passado. Os documentos chegaram à CPI na noite da última quinta-feira.

A prorrogação dos trabalhos da CPI ganhou ainda mais defensores após a publicação de uma reportagem na revista Veja desta semana, que revela que Protógenes recorreu a métodos ilegais para investigar políticos, jornalistas, integrantes do governo e Fábio Luiz da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula e de dona Marisa. Relatórios da investigação teriam informações inclusive sobre a vida pessoal da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. E até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador paulista José Serra (PSDB) teriam sido espionados. O material armazenado no pen drive de Protógenes e apreendido pela Polícia Federal contém gravações, fotos e relatórios, segundo a revista.

Temer considerou as denúncias "muito graves" e em princípio concorda com a necessidade de ampliar as investigações sobre a atuação do delegado Protógenes na Operação Satiagraha. O presidente tende a aprovar a prorrogação dos trabalhos da CPI, que deveria terminar esta semana, depois da votação do relatório de Pellegrino. A extensão dos trabalhos tem que ser aprovada pelo plenário.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), membro da CPI dos Grampos, também defende a prorrogação dos trabalhos da comissão para apurar novas informações sobre o esquema de espionagem comandado por Protógenes. O parlamentar vai mais longe. Ele quer reconvocar para depor o próprio delegado da PF, além do chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Félix, e do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda.

Fruet lembra que, apesar da insistência da oposição, o relatório final da CPI das Escutas – apresentado esta semana pelo deputado Nelson Pellegrino – não inclui informações sobre o andamento dos inquéritos sobre a Satigraha e sobre os vazamentos de informações relativos a esta e outras operações da PF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]