O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que irá depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos na próxima quarta-feira (1º), foi nesta quarta (25) ao Congresso pedir apoio de senadores e deputados, em sua maior parte ligados ao PSOL, e afirmar que nenhuma irregularidade ou ilegalidade foi cometida por ele durante a Operação Satiagraha.

CARREGANDO :)

Protógenes comandava a operação da PF que resultou na prisão temporária do sócio-fundador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas.

Na cerca de uma hora em que conversou com os parlamentares, entre eles os senadores José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS), o delegado disse que, em um futuro próximo, ficará comprovado que não houve procedimentos irregulares na Satiagraha.

Publicidade

"Não houve nenhum sinal, nenhum fragmento de irregularidade e, quiçá, ilegalidade", disse. "No futuro, o Brasil e a mídia terão certeza do que ocorreu." Exibindo um broche com a imagem de Nossa Senhora na lapela do terno, o delegado avisou que poderá apresentar "fatos novos" e "nomes novos" no depoimento que fará à CPI na semana que vem.

Ele disse ainda que se sente perseguido ao estar no centro do noticiário como sendo responsável pela realização de escutas clandestinas. "Alguns pontos estão obscuros e terão de ser esclarecidos", afirmou. "Foram atos (contra ele) devidamente planejados."

Depois da conversa com senadores, Protógenes acompanhou, no plenário do Senado, a sessão especial para comemorar os 45 anos da campanha da fraternidade.

Veja também
  • CPI dos Grampos convoca Dantas e De Sanctis
  • Sargento da Aeronáutica contradiz Protógenes em depoimento à CPI dos grampos
  • Oficial da Abin diz "não ter certeza" se Lacerda ouviu áudios da Satiagraha
  • CPI dos grampos ouve agentes da Abin