• Carregando...

O deputado federal paranaense Osmar Serraglio (PMDB), relator da CPI dos Correios, estará hoje em Curitiba para participar do programa Bom-Dia Paraná e em seguida de uma coletiva de imprensa. Serraglio vai falar dos próximos passos da comissão.

Lançamento – O ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont também estará hoje em Curitiba para lançar sua candidatura à presidência nacional do PT. Pont seria adversário de Genoíno, que deixou o cargo recentemente e não vai concorrer. No mesmo dia, será lançada oficialmente a candidatura do deputado federal Dr. Rosinha à direção do partido no Paraná.

Em casa – Diante das denúncias envolvendo o governo petista, o PMDB nacional pretende aproveitar a brecha política na eleição de 2006. Os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, estão incentivando o governador Roberto Requião para ser candidato à Presidência da República. Requião vem declarando que não tem interesse na disputa porque não poderia deixar o Paraná nas mãos de outros grupos.

Resposta – O deputado federal André Zacharow (PP) afirma que recebeu uma sinalização positiva do governo Lula sobre o seu pedido de socorro ao setor de Saúde, especialmente às santas casas e hospitais filantrópicas. Zacharow recebeu uma correspondência do Ministério da Coordenação Política informando que o presidente já pediu providências aos ministérios da Saúde, Planejamento, Fazenda e Desenvolvimento.

Distantes – Os deputados federais do PMDB culpam o próprio governo do estado pela aprovação do projeto de Decreto Legislativo propondo a federalização do Porto de Paranaguá. A bancada afirma que nem sabia que o projeto seria votado e por isso não se mobilizou pela derrubada. Os parlamentares se queixam da falta de comunicação por parte do escritório político do governo em Brasília. Falta mais diálogo até sobre a agenda do governador em Brasília.

Contas – O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Heinz Herwig, entregou ontem, pessoalmente, ao governador Roberto Requião e ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), para entregar uma cópia dos dez volumes do relatório com o parecer prévio que aprovou as contas do governo do exercício financeiro de 2004. "É importante que a assembléia e o governador possam observar as peculiaridades do trabalho realizado pelo TC", avalia Herwig.

Fidelidade – O presidente do PFL de Curitiba, vereador Fábio Camargo, afirmou que vai propor ao partido que seja estabelecida uma norma interna para que aqueles que se desligarem do partido e voltem posteriormente não sejam incluídos na chapa de candidatos da eleição seguinte. "Não é justo que os que se identificam com as propostas do partido dividam espaço com os que estão na legenda apenas por interesse eleitoral", disse Camargo.

Meio ambiente – A lei que prevê que as empresas apresentar um relatório sobre o Passivo Ambiental quando encerram suas atividades foi sancionada pelo governador Requião. De acordo com o autor da proposta, deputado Neivo Beraldin (PDT), com a lei, as empresas que necessitam de Licença do IAP para se instalar no Paraná, tornam-se obrigadas a relatar à Secretaria do Meio Ambiente o que deixaram para trás, sem o que não será concedido o Certificado de Encerramento das Atividades.

Taiwan – O senador da República da China Ting Shou-chung e o professor de planejamento urbano da Universidade Nacional de Taiwan Chu-Joe Hsia estiveram em Curitiba para conhecer soluções urbanas locais. No ano que vem, o senador disputará a prefeitura de Taipei, capital de Taiwan, e está visitando algumas cidades do mundo para conhecer o planejamento, os programas públicos e os serviços de atendimento à população.

Checagem geral – O vereador Ney Leprevost (PP) disse ter ficado satisfeito com o prefeito Beto Richa (PSDB) pela sanção a seu projeto aprovado na Câmara que prevê exame anual de checagem geral de saúde em alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. "Nosso objetivo é detectar doenças que possam atrapalhar o seu rendimento escolar", explica o vereador.

PINGA-FOGO

* O prefeito Beto Richa vai se ausentar da prefeitura entre os dias 22 e 28 de julho e passar o comando para o vice Luciano Ducci.

* Beto sai em viagem com familiares por conta do próprio bolso.

* Mesmo sendo torcedora do Coritiba, a vereadora Nely Almeida (PSDB) foi ontem para São Paulo, para acompanhar a partida do Atlético, no Morumbi.

* O convite para assistir a final da Libertadores foi feito em tom de brincadeira por vereadores atleticanos.

* A vereadora Julieta Reis afirma que já recebeu sondagens do PSDB, PV, PSB, PSC, PPS e até mesmo do PCdoB depois que anunciou sua saída do PFL.

* Julieta disse que por enquanto não pretende tomar nenhuma decisão. "Somente após o recesso de julho que irei anunciar o nome do partido."

* O PPS dissolveu ontem o diretório municipal de União da Vitória. Eloy Tonon já não é mais o presidente do partido, que a partir de agora começa a trabalhar pela formação de uma nova executiva.

* Segundo o primeiro-secretário do Diretório Estadual, Hélio Wirbiski, a decisão de dissolver o diretório de União da Vitória foi tomada porque a antiga executiva não fez nenhum esforço para preparar candidatos a deputados para as eleições de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]