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O PSDB-SP e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, estão disputando a "paternidade" da decisão judicial que suspendeu, na semana passada, o aumento do IPTU na capital.

O reajuste foi derrubado por uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça na quarta-feira passada, após ações do partido e da federação das indústrias.

No último fim de semana, Skaf, que é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB, começou a estrelar comerciais de TV da Fiesp em que comemora a decisão.

"A briga ainda não acabou. Poderá haver recursos da prefeitura. Mas uma coisa fica cada vez mais clara: acabou o tempo em que o Brasil aceitava tudo de braços cruzados, sem lutar pelos seus direitos", diz Skaf nos anúncios, exibidos nos intervalos dos principais programas das redes Globo, SBT, Bandeirantes e RedeTV!.

A campanha incomodou os tucanos e foi discutida ontem por dirigentes do partido em um "conselho de comunicação" do PSDB-SP."Foi um comportamento bastante incomum [da Fiesp]. Quem deu origem à causa foi o PSDB, mas o partido não tem dinheiro para colocar anúncios na TV", disse o deputado Duarte Nogueira, presidente estadual da sigla.

Ele acusou Skaf de usar os recursos da entidade para "promoção pessoal".A ação do PSDB foi protocolada dois dias antes da iniciativa da Fiesp. Como ambas tratavam do mesmo tema, elas foram anexadas pelo Tribunal de Justiça para serem julgadas em conjunto.

Skaf disse a interlocutores que a tese que a Justiça levou em conta para conceder a liminar --o princípio de que a capacidade contributiva dos paulistanos era incompatível com o reajuste-- foi levantada na ação da Fiesp.

Em nota, a entidade afirmou que tanto a iniciativa de ir à Justiça quanto a decisão de fazer uma campanha sobre a suspensão do aumento foram aprovadas de maneira unânime pelas diretorias da Fiesp e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) --que também assina a ação e é presidido por Skaf.Exposição

Os anúncios sobre o IPTU estão sendo exibidos simultaneamente a comerciais do Sesi-SP e do Senai-SP estreladas pelo pré-candidato do PMDB. Nesses filmes, Skaf destaca iniciativas como cursos profissionalizantes e patrocínios culturais realizados pelas entidades.

As peças são assinadas pela agência DM/Blackninja, que tem entre seus sócios o marqueteiro Duda Mendonça, que fez a campanha de Skaf ao governo de São Paulo em 2010 e é cotado para repetir o trabalho em 2014.

Neste ano, a verba do Sesi-SP e do Senai-SP para publicidade e propaganda passou de R$ 18 milhões para R$ 31 milhões, na soma dos contratos das duas entidades. A licitação para a prestação do serviço foi vencida pela DM/Blackninja.

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