• Carregando...

O projeto político de manter Beto Richa oito anos na prefeitura de Curitiba está se desenhando com o fortalecimento do PSDB na Câmara Municipal. Na segunda-feira os tucanos ganham mais um reforço: Mário Celso Cunha, líder de Beto na casa legislativa.

Com a chegada do novo tucano, o PSDB passa a contar com seis vereadores, transformando-o na maior bancada da Câmara. Novas filiações são esperadas para setembro, entre elas a do vice-prefeito Luciano Ducci. Caso as regras eleitorais continuem inalteradas o partido deve receber outros reforços ainda.

Estão com um lugar garantido no ninho tucano, os vereadores Sérginho do Posto (sem partido e que deixou o PPS no início do ano) e Dona Lourdes (ex-PSB, que saiu do PSB na segunda-feira após desentendimento com o presidente estadual da sigla, Severino Araújo). Com os dois novos nomes, a legenda passa a ter uma bancada com oito nomes, o dobro do PFL, a segunda da Câmara.

A chegada dos novos filiados tem um dedo do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso. Há meses Derosso vem tendo conversas diárias e constantes com os três vereadores ao pregar a fomentação de uma nova diretriz política na cidade, tendo como base os grandes desafios para a construção de uma social-democracia brasileira.

O inchaço no ninho tucano não preocupa os atuais candidatos a deputado federal e estadual. A vereadora Dona Lourdes e os vereadores Mário Celso e Serginho do Posto não estão pensando na eleição do ano que vem. "Por enquanto estou interessado em trabalhar pelo curitibano. No futuro a história pode ser outra, mas no momento me realizo muito mais aqui na Câmara", explica o líder do prefeito.

Também deve filiar-se à legenda, o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo, diretores de regionais e lideranças municipais. Mário Celso garante que no dia 3 de setembro, aproximadamente 500 militantes do PSB irão segui-lo e ao vice, Luciano Ducci.

O presidente do diretório municipal, João Cláudio Derosso, fez um convite para a vereadora Julieta Reis, que abortou a idéia de ir para o PSB após o esvaziamento da legenda. "Eu tinha acertado ir para o partido. Agora estou estudando os convites. O Derosso está tentando me convencer", conta Julieta.

A relutância de Julieta em se transferir para o partido do prefeito é o fato de a vereadora desejar concorrer a uma vaga na Assembléia. Se buscar o ninho tucano, Julieta vai precisar de mais votos do que estando em um partido menor. Atualmente, os tucanos têm nove deputados estaduais e a presidência do Legislativo Estadual.

Nas eleições de outubro do ano passado, apesar de fazer o prefeito, o PSDB conquistou apenas quatro vagas: Derosso, Rui Hara, Nely Almeida e Paulo Frote. O radialista Luís Ernesto, que fez uma boa votação, ficou apenas na suplência e só está na casa legislativa devido à convocação de Hara para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos.

O quinto tucano assinou sua filiação apenas em março. Celso Torquato trocou o PMDB porque o governador Roberto Requião resolveu apoiar o candidato do PT, Ângelo Vanhoni, na eleição majoritária do ano passado. Partidário da candidatura própria, Torquato trabalhou no segundo turno pela candidatura de Richa.

Luís Ernesto diz acreditar que a chegada dos novos integrantes reforça a tese da candidatura própria para o governo do estado. "O partido está se fortalecendo tanto no município como no estado. Temos diversos nomes que podem substituir o atual governador: o próprio prefeito Beto Richa, o senador Alvaro Dias, o deputado federal Gustavo Fruet, o deputado estadual Hermas Brandão e o presidente do diretório estadual, deputado Valdir Rossoni."

Pré-candidata a uma vaga no Senado, Nely Almeida aponta a importância da consolidação do ninho tucano. "A política é muito dinâmica. O que é bom hoje, pode ser ruim amanhã. Por isso o partido tem que estar fortalecido nas bases para buscar chegar ao governo estadual já no ano que vem."

Futuro

Apesar de ser indicado por Rossoni durante a convenção estadual da legenda, no domingo passado, na sociedade Thalia, Beto declinou o convite e disse que não é ou está candidato. "O Rossoni apenas levantou uma questão ao falar que alguém duvidava de que o Beto Richa seria governador do Paraná. Em nenhum momento falou que eu seria candidato. Isso é plano para o futuro. Por enquanto estou vivendo apenas no presente", disse o prefeito.

O senador Alvaro Dias já demonstra ser favorável que os tucanos tenham seu candidato no ano que vem. Na convenção tucana ele declarou que o partido precisa andar com as próprias pernas. "Antes só do que mal acompanhado", disparou para uma roda de jornalistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]