• Carregando...
Luciano Ducci na Câmara Municipal: prefeito afirma que prefere deixar as  questões eleitorais para o ano que vem | Murilo Cheli/SMCS
Luciano Ducci na Câmara Municipal: prefeito afirma que prefere deixar as questões eleitorais para o ano que vem| Foto: Murilo Cheli/SMCS

PAC

Ducci vai a Brasília negociar recursos

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), estará hoje em Brasília para o ato de lançamento do PAC da Mobilidade. Depois, o prefeito deve se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para discutir a liberação de recursos do programa para Curitiba, mas ainda não há definição de quanto deverá ser repassado neste ano para a cidade.

Ducci esteve ontem na Câmara de Curitiba para a abertura do ano Legislativo. Em seu discurso, o prefeito destacou as obras realizadas no ano passado e fez promessas para 2011. Entre os investimentos previstos, estão melhorias no sistema viário e de transporte urbano. O objetivo é preparar Curitiba para a Copa de 2014. (CO)

A definição do novo diretório do PSDB de Curitiba deverá ser o primeiro sinal de como os tucanos irão se posicionar na eleição para a prefeitura da capital em 2012. Di­­­­vidida entre apoiar a reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB) e lançar o ex-deputado Gustavo Fruet (PSDB), a direção do partido estuda a possibilidade de suspender a eleição da nova executiva municipal, marcada para o dia 3 de março, e nomear uma comissão provisória.

A ideia, apresentada durante a reunião da executiva estadual realizada na última segunda-feira, favoreceria a candidatura de Fruet para a prefeitura de Curitiba. Isso porque seria uma forma de tirar do poder o grupo que controla o diretório municipal atualmente e que estaria fechado em relação ao apoio a Ducci. A direção estadual ainda estudaria a possibilidade de lançar uma candidatura própria, com Fruet como cabeça de chapa. O governador Beto Richa, o presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, e o presidente municipal, João Cláudio Derosso, se reúnem amanhã para tratar do assunto.

Fruet já declarou o interesse em disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem, mas garante que não vai insistir na candidatura caso seja mantida a direção atual do partido na capital. "Se for mantida essa composição do diretório, fica claro que o PSDB já tomou uma posição pela reeleição [de Luciano Ducci]", afirma.

O ex-deputado diz que não pretende mais disputar a presidência do PSDB municipal. Esse seria um meio de viabilizar a sua candidatura. Porém, na avaliação dele, isso só seria possível se os integrantes atuais do diretório – muitos devem ser reeleitos – já não tivessem convencidos a apoiar Ducci. "Só quero ser presidente se for algo construído", comenta.

Já o prefeito de Curitiba prefere ser econômico nos comentários em relação à disputa de 2012. "Entendo que 2011 é um ano de muito trabalho e as questões eleitorais deverão ser discutidas no ano que vem", declarou ontem, após participar da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Curitiba. Ducci também evitou comentar as movimentações internas do PSDB. Lembrou apenas que o PSB do Paraná tem uma parceria grande com os tucanos.

Já Fruet resolveu fugir do tradicional discurso de que ainda é cedo para discutir o pleito do ano que vem. Ele insiste que é necessária uma definição neste momento sobre o rumo que o partido irá to­­­mar. "O que não pode é acontecer como foi para a eleição ao Sena­­­do", lembra. A candidatura de Fruet para o Senado foi definida nos instantes finais do período pré-eleitoral de 2010, após o ex-senador Osmar Dias (PDT) negar o convite dos tucanos para se candidatar à reeleição e decidir sair ao governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]