• Carregando...
Rafael Greca foi internado logo após a primeira manhã de trabalho  no seu novo mandato | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Rafael Greca foi internado logo após a primeira manhã de trabalho no seu novo mandato| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Prestes a completar 48 horas de internamento, o prefeito Rafael Greca ainda não tem previsão de alta médica.

Boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba às 11h40 desta quarta-feira (4) indicou que o quadro de saúde de Greca permanece estável.

O prefeito está internando no Hospital Marcelino Champagnat.

Segundo a nota, Greca passou bem a noite da última terça-feira (3) e está se alimentando normalmente. Além disso, diz o texto que “o quadro está seguindo a evolução esperada pela equipe médica”.

Ao sair do hospital, Greca terá vários desafios “estressantes”; veja quais

Leia a matéria completa

O próximo boletim será divulgado às 18 horas desta quarta.

O novo prefeito de Curitiba está internado desde a tarde desta segunda-feira (2) por causa de um quadro de tromboembolismo pulmonar. Até o final da tarde de domingo, as visitas ao prefeito estavam restritas à sua esposa, Margarita Sansone; ao secretário municipal de Saúde, João Carlos Baracho e à sua assessora Mônica Santana.

Durante a internação, Greca chegou a divulgar uma mensagem de voz afirmando que já havia caminhado pelo hospital e despachado sentado em uma poltrona.

Obesidade é uma das causas da tromboembolia, segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia a matéria completa

Internamento

Greca foi internado logo depois de sua primeira manhã de trabalho na prefeitura de Curitiba. Diagnosticado e medicado, fez despachos administrativos de dentro do quarto hospitalar. José Eduardo Marquesini, médico que acompanha o prefeito, disse horas após o internamento que “o risco de qualquer evento mais sério é baixo”.

O prefeito já havia passado mal no sábado (31), um dia antes da posse. Na ocasião, ele também foi levado ao Hospital Marcelino Champagnat, mas foi liberado logo em seguida, após exames constatarem que a falta de ar relatada se tratava de um quadro de ansiedade.

“Eu me emocionei assim que vi o cenário da posse e fiquei com falta de ar. Para desespero dos adversários, estou bem”, declarou Greca no sábado.

A equipe médica negou relação entre o diagnóstico desta segunda e o quadro apresentado pelo prefeito no fim de semana. O tromboembolismo foi confirmado após um exame de tórax. Segundo Marquesini, esse tipo de problema é causado por um coágulo que se forma nas pernas e acaba parando nas artérias do pulmão – o que causa a falta de ar.

O médico disse que coágulos se formam geralmente quando a pessoa fica muito tempo numa mesma posição (em pé, por exemplo) e especulou que isso pode ter ocorrido com Greca durante a campanha eleitoral. O tratamento é feito por meio de anticoagulantes.

Diferentemente do que chegou a ser anunciado pela assessoria da prefeitura, Greca não precisou ser levado a um quarto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está em um quarto de observação, com monitoramento médico constante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]