A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, atribuiu à crise financeira mundial a queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e minimizou os efeitos políticos desse recuo.

CARREGANDO :)

"Não achamos problemático ou nos preocupamos mais do que devemos com isso. Até porque, sem sombra de dúvida, há uma avaliação bastante positiva do governo", afirmou a ministra, na chegada ao encontro promovido, no Rio, pelo grupo petista "Mensagem ao Partido", criado em 2007 com o objetivo de devolver ao PT a credibilidade abalada depois do escândalo do mensalão. Dilma foi recebida no evento como presidenciável.

"Vimos o resultado (das pesquisas)com muita naturalidade. Acho que as pesquisas sempre refletem estas variações. Não estamos preocupados com esta questão. A preocupação hoje do governo é enfrentar a crise", afirmou.

Publicidade

Sob aplausos e gritos de "Olê, olá, Dilma, Dilma", a ministra teve sua candidatura defendida pelos ministros Tarso Genro, da Justiça; Carlos Minc, do Meio Ambiente; e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário.

Ela centrou seu discurso nos esforços do governo para vencer a crise financeira e garantiu a continuidade da queda dos juros. "Temos hoje condições de reduzir os juros de forma significativa sem comprometer a estabilidade do País e nós vamos fazê-lo", declarou Dilma, antecipando-se a decisões monetárias do Banco Central.

Em uma bancada formada por deputados, prefeitos e líderes do PT, o nome de Dilma para a presidência foi por diversas vezes comparado aos das presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner. A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, primeira mulher do PT a ocupar a administração de um Estado, defendeu que "agora é hora do partido colocar uma mulher também na presidência".

Perguntada sobre as discussões dentro do PT em relação à sua possível candidatura para as próximas eleições, Dilma disse que esta é uma questão que não é prioridade dentro do partido. "Esta é uma discussão para 2010", desconversou.

Veja também
  • Diante da crise, aprovação do governo Lula cai pela primeira vez no 2º mandato
  • Dilma troca elogios com Ciro e critica gestão FHC
Publicidade