Novos secretários foram confirmados na última semana por Rafael Greca.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Para cumprir a promessa de diminuir o número de secretarias municipais de 19 para 12, o prefeito eleito Rafael Greca (PMN) optou por fundir algumas áreas de gestão e dar menos espaço para outras.

CARREGANDO :)

Ele disse, na semana passada, que não teve dificuldades para promover a mudança. “Fiz em casa, com a ajuda da Margarita [Sansone]. Ela é muito boa com tesoura”, comentou.

Entre os temas que não terão status de primeiro escalão no próximo governo estão Trânsito, Trabalho e Emprego, Pessoa com Deficiência e Mulher. Cada área tinha uma secretaria própria.

Publicidade

ENTENDA: Veja como ficarão as secretarias de Rafael Greca

66% dos curitibanos acreditam que Greca será melhor prefeito do que Fruet

Leia a matéria completa

Para acomodar os projetos relacionados, tais assuntos serão tratados por estruturas dentro das secretarias existentes. É o caso do Trânsito, que será incorporado às demandas da Secretaria de Defesa Social, já responsável pela Guarda Municipal e pelo programa de resistência às drogas.

A estrutura e o nome de dez secretarias não tiveram mudanças. Por outro lado, nasce a secretaria de Infraestrutura, que substitui Obras Públicas, e será comandada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Além das pastas extintas, há ainda aquelas que foram aglutinadas por Rafael Greca.

Publicidade

Aliados de Richa abocanham 10 dos 24 cargos de primeiro escalão de Greca

Leia a matéria completa

Urbanismo e Assuntos Metropolitanos virarão uma só, sob a responsabilidade de Marcelo Ferraz. A pasta de Planejamento e Administração se divide. Planejamento se une a Finanças, sob a batuta da Vitor Puppi. Já Administração é incorporada à Secretaria de Recursos Humanos, que fica a cargo de Carlos Calderon. Assim, o que antes era dividido entre três pastas ficará aos cuidados de duas.

Com uma estrutura mais enxuta, Greca disse que espera economizar dinheiro e tempo. Ele prometeu desburocratizar a prefeitura e disse que queria ter um secretariado menor, reduzindo o número de pessoas com as quais precisa se reunir frequentemente.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]