• Carregando...

A declaração de Valdir Rossoni foi feita ontem, após o vazamento do relatório do Ministério Público junto ao TC (MPjTC) que aponta irregularidades das contas de 2006 do estado. Dentre as irregularidades, estaria a realização de gastos com propaganda sem autorização.

Déficit – Embora o julgamento das contas de 2006 pelos conselheiros do TC esteja marcado apenas para a sexta-feira, o relatório do MPjTC já é usado pela oposição como forte indício que as denúncias que fez durante todo o primeiro semestre sobre as contas estaduais estão corretas. Em março, por exemplo, o deputado Reni Pereira (PSB) já havia alertado que o estado fez lançamentos indevidos nas contas de 2006 e que tinha fechado o ano no "vermelho", ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. No relatório do MPjTC, teria sido verificado um déficit orçamentário de R$ 195,4 milhões.

New York, New York – Com contas aprovadas ou não, no fim de semana o governador segue para os Estados Unidos, onde irá acompanhar o pregão de 31 de julho na Bolsa de Nova Iorque, que será dedicado à Copel, celebrando os dez anos do lançamento das ações da companhia paranaense na bolsa. O governador Roberto Requião vai encerrar a sessão de transações na sala de pregões, acionando o "Closing Bell", o sino que marca o fim do pregão, no Dia da Copel (ou "Copel Day").

Copel – Anos atrás, em 2004, cena parecida foi vista na bolsa de Nova Iorque, quando Requião estava acompanhado do então diretor da Copel, Paulo Pimentel. Era uma homenagem aos 50 anos de existência da Copel. Os dois acionaram o sino que marca a abertura oficial do pregão na bolsa.

PAC do Paraná – O governador Roberto Requião (PMDB) anuncia hoje pela manhã, na escolinha de governo, a nova política de desenvolvimento econômico do Paraná – já apelidado de PAC estadual, em alusão ao Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

Norte Pioneiro – O governo tem procurado guardar a sete-chaves as obras que serão anunciadas hoje. Mas alguma coisa já está sendo anunciada por aliados. No Norte Pioneiro, a expectativa é para que o governador anuncie recursos para a consolidação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). O anúncio dos investimentos foi antecipado pelo deputado estadual Mohamed Ali Hanzé (PMDB), o Mamede, que representa a região.

Encantados – O relatório da viagem de sete dias que 11 vereadores curitibanos fizeram a Bogotá e Santiago para avaliar o sistema de transportes público das duas cidades saiu ontem. Os vereadores ficaram encantados com o que foi feito na cidade colombiana e desiludidos com o destino do projeto na capital chilena. "Bogotá pegou o sistema de curitiba e o melhorou. Já em Santiago, sem a aplicação de recursos público, o sistema piorou", comentou o presidente da Câmara Municipal, João Carlos Derosso.

Sugestões – Os vereadores curitibanos vão sugerir a adoção das boas idéias vistas em Bogotá ao prefeito Beto Richa. Dentre elas, a construção de passarelas para facilitar o acesso de pedestres às estações-tubo da Linha Verde. "Eu e os outros vereadores vamos lutar para que isso seja acatado. Não podemos transformar em lei porque faz parte de um projeto técnico. Mas não vamos deixar isso de lado, é uma questão da segurança dos usuários", informou Derosso.

Viadutos – Outra idéia trazida da viagem é a construção de pequenos viadutos exclusivos para a passagem de ônibus. "Essa é uma medida que tem um certo custo, mas que Bogotá implantou e tem sido muito útil", disse Derosso.

Absorção – Já a absorção de funcionários das empresas que não vencerem a licitação do sistema de transporte público de Curitiba pelas vencedoras da concorrência deve virar lei. A idéia foi utilizada em Bogotá e protegeria empregados das empresas de transporte que operam na cidade atualmente.

*****

"O uso de aditivo é permitido desde que haja uma emergência. Coisa que não acontece na Comunicação Social. Se não existe urgência na publicidade, por que foi gasto muito além do que previa orçamento?"

Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia

*****

Pinga-Fogo

A sessão da Câmara Municipal de Guaratuba que iria apreciar ontem o relatório da comissão processante, que pode levar à cassação do prefeito Miguel Jamur (PTdoB), foi suspensa.

*** O prefeito conseguiu liminares na Justiça impedindo dois vereadores de participarem da sessão.

*** Segundo o prefeito, os dois já teriam feito parte do conselho de curadores do fundo do Instituto de Previdência de Guaratuba (IPG), um dos alvos da investigação da Câmara.

*** Segundo o presidente da comissão processante, vereador Mordecai Oliveira (PMDB), a assessoria jurídica da Câmara vai tentar cassar a liminar.

*** Segundo o vereador, constam no relatório 87 denúncias, dentre elas, a de desvio de finalidade de recursos do IPG, no valor de R$ 4 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]