A decisão sobre a implementação das novas regras para o uso da cota de passagens aéreas que cada deputado tem direito mensalmente deve ser decida nesta terça-feira (28), após reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Temer e os líderes partidários analisam a forma como as alterações serão implementadas. Elas podem passar a vigorar por meio de ato sumário da Mesa Diretora ou por intermédio de projeto de resolução votado em plenário. A reunião é realizada na residência oficial do presidente da Câmara.
Após anunciar as mudanças, entre elas a de que a cota só poderia ser usada para emissão de bilhetes aos próprios deputados e em viagem nacionais, Temer recuou diante da reclamação de vários parlamentares. Os insatisfeitos reivindicavam a possibilidade de comprar bilhetes com recursos da Câmara também para familiares.
na segunda-feira (27), Temer afirmou que a decisão poderá ser tomada pela Mesa, sem a necessidade de votação pela Casa. "É muito provável que não seja necessário levar [a proposta] ao plenário. Se todos os líderes estiverem de acordo que se faça por ato da Mesa, não levarei ao plenário", disse o presidente.
Ele alertou, porém, que, se for necessário, as novas regras passarão por votação aberta. Não tenho nenhuma preocupação. Noto que a grande maioria, senão a quase unanimidade, é favorável à resolução que expedimos [novas regras de passagens], explicou.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho