Ricardo Barros: cortes em cargos.| Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Agência Brasil

Dois dias antes da votação no Senado que cassou o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), especulou-se que o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), estaria na corda bamba diante das negociações de Michel Temer (PMDB) para garantir os votos necessários para assumir o posto em definitivo. O paranaense dá de ombros para o boato e, há menos de quatro meses à frente da pasta, projeta uma economia de R$ 3 bilhões ao completar um ano no cargo.

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Sobre a atuação no ministério, Barros parece não ligar para a vasta lista de declarações e propostas polêmicas para o setor. Em entrevista por telefone à Gazeta do Povo, ele disse que é preciso frear a judicialização de demandas no setor, que vão consumir R$ 7 bilhões em 2017. Afirmou que a oferta de planos de saúde mais populares está em discussão, mas são uma decisão exclusiva do setor privado. Ainda defendeu a PEC do teto dos gastos públicos, que, segundo vários cálculos, pode tirar bilhões da saúde no país. “O teto é único para o governo, que escolhe as prioridades. São as outras áreas que terão de rever seus gastos.”

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O senhor é um dos deputados mais influentes da Câmara, foi líder de FHC, vice-líder de Lula e Dilma. O que sua experiência te diz sobre como o Temer deve agir na relação com o Congresso? Uma base aliada tão grande certamente cobrará espaço e atendimento de demandas, e insatisfações surgirão. O senhor vê risco de problemas no curto prazo entre Executivo e Legislativo?

Ele já está com uma base muito ampla. Todas as situações que aconteceram até agora, inclusive na votação do impeachment no Senado, demonstraram essa larga vantagem. O risco que precisa ser evitado é de alguns aliados sugerirem a ele ser candidato à reeleição. Fora isso, não vejo qualquer dificuldade com a base para aprovar as reformas propostas que deverão ser apresentadas logo em seguida.

Mas se o Temer chegar a 2018 bem avaliado, não será natural ele tentar a reeleição?

Ele já se posicionou quanto a isso, descartou essa hipótese. Mas nem sempre a especulação deixa de existir. Vejo que esse assunto está resolvido e, mantendo essa linha, o governo terá maioria absoluta para aprovar as reformas, com tranquilidade e segurança.

O PP, ao lado de PTB e PSC, tem a maior bancada da Câmara, com 72 deputados. Que medidas esse grupo considera importante serem tomadas a partir de agora? Quais convergem e quais divergem daquelas propostas pelo Temer?

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Votamos com o governo porque somos base do governo. Conheço bem a formação de maioria, e ela se forma para cada matéria. Existem parlamentares que divergem em alguma votação pontualmente por seu perfil, sua histórica, sua base eleitoral. Por isso a base conta com uma ampla maioria que garanta 90% dos votos, permitindo que alguns sejam liberados porque não há viabilidade política em determinados temas.

A PEC 241 determina que, por um período de 20 anos, as despesas do governo em saúde e educação só poderão crescer com base na inflação do ano anterior. A Consultoria de Orçamento da Câmara projetou que, em 2025, o investimento mínimo na saúde seria de R$ 63 bilhões a menos com a proposta. A PEC tem o seu apoio? Como fazer para que essa perda não prejudique o atendimento aos cidadãos?

A saúde não será prejudicada, nem a educação ou a previdência. Esses três temas são dogmáticos. O presidente Temer já discursou sobre isso, e mostramos na prática. No orçamento de 2017, investiremos R$ 1,7 bilhão a mais do mínimo constitucional em saúde. Estou entregando o que nunca prometi, porque percebi que havia um passivo muito grande que não era possível ser ajustado sem que houvesse mais recursos para a área. Vamos cumprir todas as obrigações na saúde.

Mas por que cálculos mostram perda de recursos para o setor nos próximos anos?

Porque se calculam os valores partindo do princípio que a proporção de despesas entre as áreas do governo será mantida. Não estão considerando que se trata de um teto único para o governo e, dentro do teto, o governo escolhe as suas prioridades. As despesas em saúde e educação sempre terão o limite respeitado. São as outras áreas que terão de se acomodar e rever seus gastos.

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Uma de suas primeiras declarações como ministro foi que o governo não vai “conseguir sustentar o nível de direitos que a Constituição determina”, o que gerou temores de diminuição do SUS. O que exatamente essa frase quer dizer? O que ela representará na prática?

Veja que a judicialização da saúde vai custar R$ 7 bilhões em 2017. Há um crescimento exponencial da judicialização, o que desestrutura o orçamento programado. Não nos opomos a esse mecanismo, mas, num acordo com o Conselho Nacional de Justiça, estamos oferecendo ao Judiciário núcleos de assistência técnica para que magistrados consultem pareceres, a jurisprudência e possam decidir amparados em uma base de dados formada a partir de recursos disponibilizados pelo Hospital Sírio-Libanês. Isso vai ajudar muito na questão da continuidade e estruturação do financiamento da saúde. Seguiremos atuando exatamente na linha como é feito hoje, tanto que estamos comemorando agora mais recursos para o setor.

O senhor também defendeu recentemente a criação de uma espécie de plano de saúde mais popular, com custos menores, numa tentativa de aliviar os gastos do governo com o financiamento do SUS. Essa ideia está mantida? Como ela funcionaria? Quando seria colocada em prática?

Criamos um grupo de trabalho e 20 instituições se inscreveram para o debate. Não há proposta do governo, mas propostas do mercado. São os planos privados que têm de apresentar ofertas mais acessíveis para a população se assim desejarem. Não temos como impor isso. É uma postura de mercado, e ainda não há propostas sobre a mesa.

Antes da votação do impeachment no Senado, especulou-se que o senhor poderia perder o posto de ministro devido a supostas negociações do governo Temer com aliados em busca de votos anti-Dilma. O senhor tem algum temor de ser forçado a deixar o Ministério da Saúde?

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O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, defendeu nossa gestão da tribuna do Senado nesta semana. Deixamos claro que vamos continuar na mesma linha e economizar R$ 3 bilhões ao fim de um ano da nossa gestão, para que possamos cumprir compromissos represados e ainda não atendidos. Isso responde à sua pergunta.

Mas de onde vem essa economia?

Em cem dias de gestão, economizamos R$ 857 milhões com uma reforma administrativa por meio do corte de cargos comissionados e funções gratificadas, renegociação de contratos de aluguel, de prestação de serviço e com empresas de tecnologia, além da compra de medicamentos abaixo dos preços do ano passado. Estamos reaplicando todas essas economias na compra de mais medicamentos, no financiamento de hospitais filantrópicos e santas casas e no custeio de 99 UPAs pelos país, sendo 10 no Paraná.

Em quatro meses como ministro, algumas declarações do senhor geraram bastante polêmica. O senhor considera que foi mal interpretado? Arrepende-se de alguma delas?

Estou num processo de visibilidade muito ampla. Na própria relação com a imprensa, algumas matérias colocaram frases na minha boca, inclusive entre aspas. Mas não há problema, isso faz parte do processo político. O próprio presidente foi alvo de polêmica em algum momento, outros ministros também. Há uma distorção da leitura do que se pretende, mas isso faz parte do processo democrático.

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Que tipo de benefícios será possível trazer para o Paraná com o senhor na Esplanada? Que movimentações o senhor tem feito nesse sentido?

Já beneficiamos 10 UPAs no estado, destinamos R$ 6,3 milhões para o custeio de unidades do Samu. Evidentemente, tenho de atender todo o Brasil, mas a participação do Paraná na área da saúde está bem encaminhada e o estado será atendido na proporção que merece.