• Carregando...

O prefeito Beto Richa (PSDB) anunciou ontem à noite mudança em nove secretarias municipais. Ele aproveitou a saída de quatro membros da equipe que serão candidatos nas eleições de outubro para fazer uma reforma mais ampla em pastas estratégicas da administração municipal.

No início de janeiro, Richa fez uma consulta a toda equipe sobre quem pretendia ser candidato e avisou que os cargos deveriam ser entregues em fevereiro, apesar de o prazo para desincompatibilização terminar no final de março, de acordo com o calendário eleitoral.

Quatro membros do governo municipal se enquadraram nesta situação: o secretário para assuntos metropolitanos, Rui Hara, o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto e o superintendente da Secretaria de Governo, Luiz Malucelli Neto, todos do PSDB, são pré-candidatos a deputado estadual. Além destes, o presidente da Cohab, pastor Valdemir Soares, pretende concorrer ao Senado pelo PL.

A Gazeta do Povo adiantou, na sexta-feira passada, que a reforma seria mais ampla e que incluiria mudanças em secretarias importantes, como Saúde e Meio Ambiente. A prefeitura só confirmava a substituição nas quatro pastas com secretários-candidatos. Mas ontem foi anunciada a nova composição, com o vice-prefeito, Luciano Ducci, acumulando a Secretaria da Saúde. Os dois fazem parte do mesmo grupo político.

Com a reforma, acontecerá uma verdadeira dança de cadeiras. O secretário do Meio Ambiente, Domingos Caporrino Neto, vai para a Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos, da qual sai Rui Hara. O novo secretário do Meio Ambiente será José Antônio Andregueto, atualmente diretor de Transporte da Urbs. Ele será substituído por Fernando Ghinone, atual secretário da Comunicação. O assessor especial de Richa, Deonilson Roldo, será o novo titular da Comunicação. Ele foi secretário estadual de Comunicação no governo Jaime Lerner.

Os secretários Rui Hara e Valdemir Soares, que voltam para a Câmara Municipal, não serão substituídos por outros vereadores, como era desejo da base aliada. Com isso, vereadores de vários mandatos, como Luís Ernesto (PSDB) e Jonatas Pirkiel (PL), que são suplentes dos dois secretários, ficam sem mandato.

Richa optou por nomes técnicos. No lugar de Valdemir Soares entrará Mounir Chawiche, gerente de Mercado da Caixa Econômica Federal em Curitiba, que trabalha com programas habitacionais. Também haverá mudanças na secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial, além da confirmação de Norberto Ortigara na secretaria do Abastecimento. Ele estava como interino na vaga deixada por Antônio Poloni, que assumiu a recém-criada secretaria do Planejamento e Coordenação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]