• Carregando...
Vereador fica no comando do Executivo municipal até o dia 5 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Vereador fica no comando do Executivo municipal até o dia 5| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Sustentabilidade

O C40, em Johannesburgo, na África do Sul, reúne as maiores cidades do mundo com o objetivo de estimular ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias. O encontro tem como objetivo parcerias municipais para a implementação de políticas de redução de emissão de poluentes, mudanças no transporte urbano e nas normas de ocupação do solo. Curitiba é membro do C40 desde 2009.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), assumirá a prefeitura da cidade durante as viagens oficiais do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e da vice Mirian Gonçalves (PT). Ele assumirá interinamente na sexta-feira e ficará no cargo até a quarta-feira, 5 de fevereiro. Mirian Gonçalves assumirá a prefeitura no dia 6. Fruet retomará os trabalhos apenas no fim de semana seguinte. A cerimônia de transmissão do cargo para Salamuni está marcada para as 10 horas de sexta-feira, no Salão Brasil da Prefeitura.

Fruet viaja para Joha­­nesburgo, na África do Sul, para participar de um encontro de 63 prefeitos. Chamada de C40, a reunião reúne gestores para discutir a redução da emissão de gases de efeito estufa. O encontro será de 4 a 6 de fevereiro. As despesas da viagem serão custeadas pela organização do evento. Fruet apresentará o painel "Planejamento Inteligente e Infraestrutura: Construindo Cidades e Vizinhanças Inteligentes e Habitáveis". Também será assinado um termo de compromisso com o C-40 para o desenvolvimento de um trabalho para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, vai acompanhar o prefeito.

Esta será a terceira viagem internacional de Fruet desde que assumiu a prefeitura, no início de 2013. No total ele ficará 23 dias afastado do cargo, contando com a viagem desta semana. Foram 10 dias no Japão em maio e outros cinco dias em Nova York, nos Estados Unidos. Nas duas ocasiões ele foi convidado por instituições para participar de eventos sobre mobilidade e outras questões urbanas, com despesas pagas pelos organizadores, de acordo com a prefeitura.

Já a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, estará em visita oficial a Assunção, no Paraguai, de 3 a 5 de fevereiro. Ela participará de eventos promovidos para aproximar mais as duas cidades e deverá apresentar projetos curitibanos na área de geração de empregos, ação social e educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]