• Carregando...

Encontro discute sustentabilidade

O C40 reúne as maiores cidades do mundo com o objetivo de estimular ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias.

O encontro tem como objetivo parcerias municipais para a implementação de políticas de redução de emissão de poluentes, mudanças no transporte urbano e nas normas de ocupação do solo. Curitiba é membro do C40 desde 2009.

Por viagens oficiais programadas nas agendas do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e da vice Mirian Gonçalves (PT), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), assume interinamente a Prefeitura desta sexta-feira (31) até a próxima quarta-feira (5).

Nos dois dias seguintes (6 e 7), Mirian retorna à capital e assume interinamente a prefeitura. Fruet retoma os trabalhos apenas no fim de semana. A cerimônia de transmissão do cargo para o presidente da Cãmara está marcada para as 10h de sexta, no Salão Brasil da Prefeitura.

Esta será a terceira viagem internacional de Fruet desde que assumiu a prefeitura, no início de 2013. No total ele ficará 23 dias afastado do cargo, contando com a viagem desta semana. Foram 10 dias no Japão em maio e outros cinco dias em Nova York, nos EUA. Nas duas ocasiões ele foi convidado por instituições para participar de eventos sobre mobilidade e outras questões urbanas, com despesas pagas pelos organizadores, de acordo com a prefeitura.

Viagem à África do Sul

Conforme divulgou a Agência de Notícias da Prefeitura, Fruet viaja para Johanesburgo, na África do Sul, para participar de um encontro de 63 prefeitos de megacidades. Chamada de C40, a reunião reúne gestores para discutir a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). O encontro será realizado de 4 a 6 de fevereiro, no Centro de Convenções Sandton. As despesas da viagem serão custeadas pela organização do evento.

No encontro, o prefeito apresentará o painel Planejamento Inteligente e Infraestrutura: Construindo Cidades e Vizinhanças Inteligentes e Habitáveis. O trabalho aborda o plano de ação climática da atual gestão, que prevê o aumento da resiliência (capacidade de resistir) de Curitiba por meio do planejamento urbano.

Na ocasião também será assinado um termo de compromisso com o C-40 para o desenvolvimento de um trabalho para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, vai acompanhar Fruet na viagem. Ele irá apresentar o sistema de transporte coletivo da capital e mostrar como a cidade trata questões como o aumento da utilização do transporte público e o aumento da frota com combustíveis menos poluentes.

Vice-prefeita em Assunção

Já a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, estará em visita oficial a Assunção, no Paraguai, de 3 a 5 de fevereiro. A viagem acontece neste fim de semana. Esta será a primeira viagem oficial de Mirian como vice-prefeita de Curitiba.

Em Assunção, Mirian vai participar de eventos promovidos para aproximar mais as capitais. Segundo informações de seu gabinete, ela levará demandas de empresários curitibanos pela expansão de parcerias econômico-financeiras entre as duas cidades.

A vice-prefeita também apresentará projetos curitibanos na área de geração de empregos, ação social e educação, além de visitar algumas obras que estão sendo realizadas no município paraguaio. Ela ainda vai aproveitar a oportunidade para divulgar a Copa do Mundo em Curitiba.

Fazem parte da agenda de Mirian no Paraguai reuniões com o prefeito Arnaldo Samaniego González; com Raul Baginski, presidente do Fórum de Comércio Brasil-Paraguai, que funciona como uma Câmara de Comércio; com o embaixador brasileiro no Paraguai, José Eduardo Martins Felicio; e com o primeiro-secretário do Setor de Promoção Social e Turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Carlos Santana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]