• Carregando...
Sarney: senador correu sério risco de infarto, de acordo com os médicos, mas passa bem | Waldemir Barreto/ Agência Senado
Sarney: senador correu sério risco de infarto, de acordo com os médicos, mas passa bem| Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

Histórico

Após se sentir mal, Sarney, de 81 anos, passou por angioplastia com colocação de stent. Veja o histórico médico de Sarney:

2010

- Em outubro, passou 11 dias internado no Sírio-Libanês. Recebeu choques no coração para corrigir uma arritmia cardíaca. Tratou também uma esofagite.

2009

- Em novembro, tirou licença médica do Senado após ter diagnosticada uma gastroenterite.

2001

- Extraiu a vesícula biliar e a próstata.

Submetido a uma cirurgia cardíaca, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve deixar na manhã de hoje a UTI do Hospital Sírio Libanês, mas permanecerá internado por uma semana. No sábado, o senador sentiu dores no peito e viajou a São Paulo para consultar-se com seu médico, o cardiologista Roberto Kalil. Por volta das 23h, as dores aumentaram e ele foi submetido a um cateterismo, seguido de angioplastia para desobstrução da artéria descendente anterior, uma das principais do coração.

"Ele correu um sério risco de infarto, mas o resultado da cirurgia ficou muito bom. A previsão é de que fique internado no semi-intensivo mais uma semana e, por coerência, deveria ficar mais outra descansando", afirmou o médico.

Segundo Kalil, Sarney foi submetido ao cateterismo depois que três exames apontaram para problemas cardiológicos, como alterações na contagem de enzimas cardíacas e nos resultados de eletro e ecocardiogramas.

Ainda de acordo com o médico, devido à posição da obstrução, foi decidido usar um stent (tubo artificial que dilata a artéria) em vez de fazer uma ponte de safena. O cateterismo e a angioplastia levaram cerca de uma hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]