Pacientes à espera de atendimento no Posto de Saúde do Boa Vista: problema não só de Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A primeira pesquisa de intenção de voto após o início da campanha pela prefeitura de Curitiba, realizada pelo Datafolha e divulgada no sábado passado, registrou mais do que a tendência de voto. Quais as áreas da gestão que interessam ao curitibano, quais devem ser as prioridades do próximo prefeito e o conhecimento que os eleitores têm sobre os candidatos foram alguns dos questionamentos feitos pelo instituto de pesquisa.

CARREGANDO :)

Os eleitores pesquisados pelo Datafolha também opinaram sobre as áreas da gestão municipal que consideram mais problemáticas. Para 37% do curitibanos, os maiores problemas estão na área da saúde, seguida da segurança/violência (31%), calçamento e pavimentação (10%) e trânsito (5%). De acordo com a pesquisa, o curitibano espera que o próximo prefeito priorize a área da saúde, seguida de segurança, educação, calçamento e trânsito.

A pesquisa mostra ainda que o eleitor de Curitiba conhece o prefeito Luciano Ducci (PSB): 98% dos entrevistados declararam conhecê-lo e, desses, 45% disseram conhecer muito bem. O prefeito é o mais conhecido entre os candidatos. Mas Rafael Greca (PMDB) é o candidato com a maior porcentagem de pessoas declarando conhecê-lo muito bem: 49% (no total, 94% declaram conhecê-lo). Ratinho Jr. (PSC) é conhecido por 97% (e 43% muito bem). Fruet é conhecido por 95% do eleitorado e muito bem conhecido por 34%.

Publicidade

Os concorrentes ao cargo de prefeito que precisarão se apresentar ao eleitorado serão Alzimara (PPL) (92% desconhecem), Avanilson (PSTU) (91% desconhecem) e Bruno Meirinho (PSol) (77% nunca ouviram falar).

Quadro

É diante desse quadro atual de problemas e de popularidade dos concorrentes que as estratégias de campanha, principalmente os programas do horário gratuito de propaganda eleitoral, começam a ser montados. A pesquisa é reflexo do momento e ainda há muito tempo de campanha até a data da eleição, 7 de outubro.

A atual sondagem interessa para perceber que, além de acirrada, a campanha começará com os quatro candidatos a prefeito sendo razoavelmente bem conhecidos. Também indica que durante a campanha terão de lutar não somente para ganhar o voto dos eleitores, como também para tentar diminuir a rejeição a seus nomes. Esse é o caso, principalmente, de Rafael Greca (PMDB), que tem 39% de rejeição, e Ratinho (17% de rejeição).

Os dados da pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e a emissora RPC TV, estão disponíveis no site do Datafolha no relatório da pesquisa realizada dias 19 e 20 de julho.

Publicidade

Outras capitais

O Datafolha também fez pesquisa, na mesma semana, em outras cinco capitais. Assim como em Curitiba, a área da saúde também aparece como o problema mais sério. Em São Paulo, o atendimento médico à população é citada como problemática por 38% dos entrevistados, seguida de educação (15%), transporte coletivo (10%) e segurança (10%).

No Rio de Janeiro, a saúde aparece como problema para 46%, ficando em segundo lugar a segurança e criminalidade, com 15%. Outros problemas citados foram educação (7%), transporte coletivo (6%), limpeza, saneamento básico e trânsito (4%, cada).

Em Porto Alegre, os serviços da prefeitura relacionados à saúde são os principais problemas da cidade, de acordo com 36% dos eleitores da capital gaúcha. Em seguida aparecem segurança (15%), trânsito (9%), calçamento, asfaltamento, buracos nas ruas (7%). Em Belo Horizonte a saúde é citada como principal problema por 33% dos eleitores, seguida do trânsito (17%) e segurança (13% das menções), transporte coletivo (9%) educação e pavimentação das ruas (com 4%, cada). Já no Recife, 18% dos eleitores citaram espontaneamente saúde. Pavimentação de ruas e calçamento são considerados maiores problemas da cidade por 16%, seguido por saneamento básico (14%).

Publicidade